sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Mototaxistas e o decreto: ‘Levei um profissional de saúde ao trabalho e a polícia apreendeu minha moto’

Mesmo se respaldando no decreto, atendendo uma profissional de saúde e sendo um dos mototaxistas regulamentados pelo (IMMU), Igor teve a moto apreendida
Especial Publicitário
Mototaxistas e o decreto: 'Levei um profissional de saúde ao trabalho e a polícia apreendeu minha moto'
Mototaxistas e o decreto: 'Levei um profissional de saúde ao trabalho e a polícia apreendeu minha moto'

Manaus (AM) – Em meio à crise de saúde do novo coronavírus na cidade, o estado implantou o decreto que restringe a circulação de pessoas 24 horas por dia, crendo que a medida amenizaria a disseminação do coronavírus. No entanto, muitos cidadãos tiveram que fazer a dura decisão entre: a) ficar em casa, endividar-se e ver a família passando fome ou b) sair de casa, arriscar ser contaminado e preso para garantir dinheiro para comprar o pão de cada dia ? Essa pergunta se passou na cabeça de diversas classes de trabalhadores, entre elas, mototaxistas.

Um mototaxista de Manaus, identificado como Igor, gravou um vídeo após sua moto ser apreendida em uma vistoria de trânsito em decorrência do Decreto Nº 43303, em vigor desde o dia 23 de janeiro de 2021.

O decreto de bloqueio, que está em vigor por sete dias, vai até 31 de janeiro, e só libera o funcionamento das indústrias por 12 horas. A exceção são as empresas que produzem insumos hospitalares e de alimentação, bem como toda prestação de serviços considerados essenciais.

Mesmo se respaldando no decreto, atendendo uma profissional de saúde e sendo um profissional regulamentado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Igor teve sua moto apreendida e desabafou. “Me senti traído”.

Veja vídeo divulgado nas redes sociais:

Igor é apenas um dos diversos mototaxitas que passaram por uma situação constrangedora e amparada pelas autoridades públicas na cidade de Manaus. Muitos outros mototaxistas e entregadores tiveram sua liberdade ameaçada e o direito ao trabalho negado, conforme fora relatado na imprensa no decorrer da semana.

Veja vídeos de Mototaxistas e motoboys sendo abordados por estarem trabalhando:

Quarentenas agravam o problema e geram maior desigualdade a longo prazo

Uma pesquisa impressionante divulgada recentemente pela Morning Consult revelou parte da extensão da devastação causada pelas quarentenas da COVID-19 e outras restrições que destroem a saúde e a riqueza.

A economia de trabalho remoto está funcionando perfeitamente bem para pessoas que já se estabeleceram com fontes de renda robustas. Para aquelas que ainda lutam para prosperar, nem tanto.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os americanos que já estavam ganhando salários de seis dígitos relataram um aumento na renda em 2020, enquanto aqueles que ganham entre US$ 50k – $100k relataram uma queda na renda. Tragicamente, os entrevistados que ganham menos de US$ 50 mil foram absolutamente atingidos por políticas pandêmicas destrutivas, relatando de longe a maior queda de renda entre seus pares.

Outra pesquisa recente, mostra que metade dos restaurantes e outras empresas de pequeno porte nos EUA não voltará a abrir por conta do endividamento e falência em decorrência das restrições impostas pelos governos. Estudos semelhantes, começam a ser realizados em centros econômicos brasileiros, como São Paulo.

Leia também: Delivery: motoboys arriscam vida e saúde da família durante pandemia da Covid-19 em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata