Mourão diz que embarcações ilegais de garimpeiros serão apreendidas

A extração de ouro na região não é amparada por licença ambiental , o que torna essa atividade ilegal
Hamilton Mourão disse que embarcação ilegal vai ser apreendida (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Hamilton Mourão disse que embarcação ilegal vai ser apreendida (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), disse nesta quinta-feira (25), que a Polícia Federal e a Marinha irão agir contra uma invasão de garimpeiros ilegais ao Rio Madeira, no interior do Amazonas.

A ocupação ilegal da região ocorre há pelo menos 15 dias, quando centenas de dragas e balsas chegaram pelas águas. Agora, garimpeiros estão instalados no local e formaram uma espécie de vila flutuante para a atividade.

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu recomendação de ação emergencial para repressão e desarticulação ao garimpo ilegal de ouro na calha do rio Madeira e afluentes, no município de Autazes-AM. Os órgãos e autarquias federais e estaduais têm 30 dias para agir.

“Ocorre todos os anos. Normalmente, eles ficam mais juntos em Humaitá. Este ano deve ter aparecido ouro lá para cima ali, mais para perto de Autazes, e eles concentraram lá. Não naquele número que foi divulgado inicialmente, de 600 balsas. É bem menos, bem menos”, afirmou Mourão.

A extração de ouro na região não é amparada por licença ambiental ou por título de lavra emitido pela Agência Nacional de Mineração, o que torna essa atividade ilegal.

“Agora, a Marinha e a Polícia Federal vão lá e vão agir. O Ibama também, mas o principal ali é a Marinha. A Marinha tem que verificar quem entra na legalidade, qual é a embarcação legal, né? E o pessoal que está na ilegalidade vai ter embarcação apreendida”, disse.

Nesta semana, a Polícia Federal informou que tomou conhecimento das atividades ilícitas que estão ocorrendo no Rio Madeira, e “com outras instituições, estabelecerá as melhores estratégias para o enfrentamento do problema e interrupção dos danos ambientais”.

Vídeos mostram a chegada dos garimpeiros e a máquinas extraindo material do fundo do rio.

MATERIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap