Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

14 de agosto, 2022

MPF apura falta de atendimento do Samu em Manacapuru

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um Inquérito Civil (IC) para apurar a ausência de prestação do Serviço de Atendimento de Unidade Móvel de Urgência (Samu) no município de Manacapuru, distante 69 quilômetros de Manaus.

O procedimento investigatório é assinado pela procuradora da República Bruna Menezes Gomes da Silva, que resolveu considerar a tramitação do Procedimento Preparatório nº 1 .1 3.000.0021 03/201 8-38 autuado para apurar a ausência de prestação do serviço de atendimento de unidade móvel de urgência no município.

De acordo com a procuradora, um oficio foi encaminhado ao município de Manacapuru, mas, não houve resposta aos esclarecimentos solicitados para a atual administração.

Bruna Menezes disse, ainda, que a reposta apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), é insuficiente para aferir sobre a prestação dos serviços públicos no município.

“Considerando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, ressaltou a procuradora.

Por Henderson Martins

MATERIAS RELACIONADAS