[views count="1" print="0"]

‘Muitos partidos colocam mulheres para preencher cotas’, diz presidente da OAB-AM

"Muitos partidos colocam as mulheres para preencher cotas", disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Marcos Aurélio Choy
Partidos
Partidos

Manaus – “Muitos partidos colocam as mulheres para preencher cotas e não para disputarem”. A afirmação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Marcos Aurélio Choy, durante entrevista exclusiva no programa “Resenha Política”, do Portal Tucumã, na tarde desta sexta-feira (10).

Para Choy, embora já haja uma presença mais marcante das mulheres na política, muitos nomes femininos são colocados como “laranjas” dentro dos partidos, para cumprirem a cota de candidaturas femininas de (30%), exigida pela Lei n. 9.504/1977.

“Pelo Brasil tem muitos partidos que usam parte do fundo destinado às mulheres para pagar despesas das chapas. É uma luta não só de reservas, mas de condições e viabilidades para que essas mulheres participarem do pleito. E participar do pleito não por participar”, frisou o advogado.

Eleições

Ainda na entrevista, o advogado falou sobre a mudança no calendário eleitoral e a respeito das convenções on-line, que serão uma das grande novidades para o pleito, e que as campanhas vão acontecer em maior quantidade dentro das redes sociais.

“A propaganda eleitoral dentro do rádio e da TV serão transportadas para as redes sociais. Longe de ser bom ou ruim, é diferente”, avalia Choy.

Candidatura

Sobre sua desistência em uma possível candidatura ao cargo de prefeito de Manaus, Choy – que também é associado ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) – disse que já vem contribuindo muito estando “dentro de seu quadrado”. Ele se refere ao trabalho como presidente da OAB-AM.

“Pensei sim em dar uma contribuição, mas eu também refleti – e essa contribuição pode se dar nos mais diversos campos. Não preciso disputar uma campanha política-partidária para contribuir com a minha cidade, cada um consegue ali no seu ‘quadradinho’ fazer alguma coisa. E eu assumi o compromisso de presidir a OAB-AM, e isso seria uma traição com a advocacia amazonense”, esclarece Choy.

O cientista político Helso Ribeiro disse a Marco Aurélio Choy, que não seria uma traição, mas que os 15 mil advogados se sentiriam “representados”.

Perguntado pelo presidente da Action Pesquisa, Afrânio Soares, sobre quem seria o candidato apoiado pela “máquina” da Prefeitura de Manaus, Choy disse que o prefeito Arthur Neto deve se posicionar no momento adequado. “Eu não faço a menor ideia, tá Afrânio”, disse.

Nomes políticos

No quadro que avalia nomes políticos do cenário local e nacional, com notas de 1 a 3, conforme a afinidade política do entrevistado, Marco Aurélio foi muito “generoso”, por dizer que muitos nomes políticos eram seus amigos e deu nota 3, para quase todos, com exceção de alguns nomes.

Entre os nomes que levaram a nota máxima, estão: o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), os deputados federais Bosco Saraiva (PSDB), Capitão Alberto Neto (Republicanos) e José Ricardo (PT), os deputados estaduais Felipe Souza (Patriota) e Serafim Corrêa (PSB), a deputada estadual Joana Darc (PL) e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Além do senador Eduardo Braga (PMDB), o advogado Francisco Balieiro, o vice-prefeito de Manaus Marcos Rotta (DEM), os ex-deputado federais Alfredo Nascimento (PL), Hissa Abrahão (PDT) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), a ex-titular da Sejusc Carol Braz (PSC), a ex-secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) Conceição Sampaio (PSDB), o ex-títular da Suframa Coronel Menezes (Patriota) e o ex-deputado estadual David Almeida (Avante).

Já o empresário Romero Reis (Novo), Professor Jonas (PSOL) e Rebeca Pinheiro (PSTU) receberam a nota média (2).

E com a nota mínima (1), Choy avaliou os nomes de Chico Preto (DC) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), além do ex-ministro da Justiça e Segurança Publica, Sérgio Moro.

Nomes do judiciário

Pela primeira vez, o entrevistado avaliou nomes de ministros que atuam no Supremo Tribunal Federal (STF), por se tratar de um advogado, entre os avaliados, estão: Celso de Mello, Dias Toffoli, Felipe Santa Cruz, Gilmar Mendes, Luís Barroso, com a nota máxima (3). Com a nota média apareceram os nomes dos ministros: Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e a Rosa Webber.

Bolsonaro

Quanto ao nome do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), Marco Aurélio falou que avaliaria com a nota média (2), e que muitas pessoas exageram na avaliação do presidente.

Trajetória

Marco Aurélio de Lima Choy é doutor em Direito Constitucional pela Unifor, presidente reeleito da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Advogado Militante, procurador do município de Manaus/AM, professor da Universidade do Estado do Amazonas e especialista em direito eleitoral.

Entrevista: Confira na íntegra

Leia mais: Eleições 2020: Mulheres continuam sendo minoria para assumir Prefeitura de Manaus

Para as mulheres chegarem a um cargo político não é uma tarefa muito simples. Mesmo amparadas pela Lei nº 9.504/1977, que criou a cota de 30% para a participação feminina em eleições, elas ainda não são a maioria na intenção dos votos, e nem são protagonistas em meio à representatividade.

Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa Action, que ouviu, entre os dias 3 e 7 deste mês, 1,1 mil eleitores, nas seis zonas da cidade. A pesquisa entrevistou 581 mulheres (53%) e 519 (47%). A margem de erro é de (±3%).

Segundo o levantamento, em um total de 16 nomes citados nas entrevistas, que perguntavam sobre possíveis candidaturas à Prefeitura de Manaus, apenas três são femininos.

Edição: Isac Sharlon

Confira outras edições do Programa Resenha Política:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário