quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Município do AM está entre os que mais emitem de gases do efeito estufa, diz relatório

Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM)
queimadas-amazônia
(Foto: Fernando Frazão/ABr)

Manaus (AM) – O município de Lábrea, distante a 702 quilômetros de Manaus está entre os três municípios que mais emitem gases de efeito estufa, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (13), pelo Observatório do Clima. Segundo o relatório, Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM).

Em 2019, dez municípios emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e), mais do que todas as emissões de países como Peru e Holanda.

O estudo mostra que, na última década, as emissões na Amazônia se concentraram no sudoeste do Pará, em Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). A maior parte dessas emissões é resultado do desmatamento — segundo o MapBiomas Alerta, 98% do desmatamento na região tem indícios de ilegalidade.

Por outro lado, municípios amazônicos extensos com muitas áreas protegidas também têm grandes remoções de carbono — quando subtraídas as remoções das emissões totais, chega-se às chamadas emissões líquidas. O campeão de remoções é Altamira, o maior município do país em área, que teve remoções de 25,7 MtCO2e em 2019.

O levantamento também destaca a importância de criar e manter Unidades de Conservação (UC) e Terras Indígenas (TI).

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também