[views count="1" print="0"]

Novena de São José Operário retorna no dia 19 de julho

A tradicional novena de São José Operário vai adotar todas as recomendações de saúde obedecer o distanciamento na paróquia.
novena são josé operário

Foto: Diego Toledano

A pandemia da covid-19 provocou o cancelamento de vários eventos, entre eles, a realização de missas e celebrações na Igreja Católica. Depois de muita espera, o Santuário Arquidiocesano São José Operário anunciou nas redes sociais o retorno da tradicional novena, marcada para o dia 19 de julho, com a presença do público.

O anúncio faz parte do retorno gradual previsto pela Arquidiocese de Manaus, atendendo o Decreto nº 42.330 do Governo do Amazonas, assinado pelo governador Wilson Lima (PSC).

Segundo a diretoria do santuário, a novena irá seguir todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e serão realizadas quatro celebrações.

“Como o decreto permite a entrada de 300 ou 1.500 participantes, que representa 30% da capacidade total, nós sentimos a necessidade de limitar a entrada dos fiéis. Com isso, serão celebradas seis novenas, três dentro da igreja e duas na área externa”, informou o comunicado da direção.

O santuário fez marcação dos assentos para incentivar o distanciamento social e no próximo domingo (12) vão iniciar o trabalho de divulgação para esclarecimentos de horário e como vai funcionar a logística.

igreja-católica-retorno
Foto: Leonardo Mota

Segurança

Para evitar aglomerações, a paróquia vai disponibilizar um site para credenciamento para entrada nas novenas, do dia 19 de julho, com isso, como forma de controle de entrada na igreja. O uso de máscara e álcool em gel torna-se obrigatório no local, e fica vetado a participação de idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco.

Além disso, fica vetado a participação de idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco da covid-19, entretanto, a novena será transmitida pela página oficial da paróquia no Facebook, na TV Encontro das Águas e a Rádio Rio Mar FM.

Os assentos do santuário foram marcados para incentivar o distanciamento social e os agentes pastorais ficarão responsáveis por orientar os fiéis.

O arcebispo auxiliar, Dom José Albuquerque, informou que as medidas de segurança passaram por uma rigorosa avaliação.

“Importante destacar que essas orientações foram avaliadas pelo Conselho Presbiteral e por profissionais da saúde. Claro que todo cuidado estará presente, cada funcionário vai dar apoio e orientação para que não haja aglomeração”, falou.

Fé e devoção

A novena é realizada desde 1999, com o passar dos anos, tornou-se tradicional no calendário da Igreja Católica em Manaus. Devido a pandemia, as missas foram adiadas no mês de março e passaram a ser transmitidas pela internet.

Frequentadora assídua do evento, a professora Alice Silva, de 30 anos, festejou a volta da novena. Ela aprovou as medidas de saúde adotadas pela paróquia para com os fiéis.

“Eu estou muito feliz, é a melhor sensação possível! A última novena na igreja foi em fevereiro e, desde lá, nem sempre consegui acompanhar porque é transmitida em apenas um horário. Apesar de acompanhar pela TV, o sentimento de fé, de gratidão a Deus e Nossa Senhora permanece. Quanto às medidas de segurança, acredito que os fiéis do grupo de risco ainda devam ficar em casa, na minha opinião, acompanhar a novena e qualquer outra celebração religiosa de casa para se manter em segurança”, comentou.

Por João Paulo Castro

Leia também: Bolsonaro veta mais dois trechos de lei sobre uso obrigatório de máscaras

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário