Novos ônibus do transporte público terão ar-condicionado? Veja o vídeo

ônibus manaus
A prefeitura diz que os novos ônibus estão sendo fabricados no Rio de Janeiro.
Por João Paulo Castro
Publicado em 04/08/20 às 03h35

Manaus – A capital amazonense deve receber 300 ônibus até o final do ano para compor a frota do transporte coletivo. Os veículos estão sendo fabricados na empresa Marcopolo, no Rio de Janeiro.

O primeiro lote de veículos, ao todo são 150, foram enviados na última sexta-feira (31) por meio terrestre até Belém, no Pará, e serão embarcados em uma balsa com destino a Manaus.

Segundo Eduardo Oliveira, diretor da Marcopolo, falou que alguns veículos não terão ar-condicionado e devem contar com estrutura para prevenir o novo coronavirus (Covid-19).

“Os novos ônibus estão adaptados com sistema de recirculação do ar e barreiras protetivas contra o coronavírus. Além disso, 100% da frota foi pensada para pessoas com deficiência e um espaço exclusivo para eles. Os primeiros veículos que foram adquiridos estão sem ar-condicionado”, contou.

Em janeiro de 2020 o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), prometeu 300 novos ônibus para o sistema do transporte coletivo da capital e a reforma dos terminais de integração. Além disso, ele prorrogou a concessão que permite o funcionamento das atuais empresas que operam na cidade.

“Quem gosta de promessa é santo. Eu quero realidade. Quem não deve para o sistema tem que aos poucos ser expelido. Quem se credencia cresce e ganha tamanho”, falou Arthur na época.

Entrega

Arthur Neto garantiu, em promessa feita em fevereiro deste ano, que os novos ônibus chegariam em Manaus no mês de junho. Porém, a palavra não cumprida. Em nota enviada ao Portal Tucumã, a Prefeitura de Manaus diz que o atraso da entrega foi motivado pela pandemia.

“Os veículos já foram adquiridos e serão entregues, conforme anunciado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em dois lotes ainda este ano. Por conta da pandemia, as fabricantes pediram um prazo maior para entrega”, disse.

De acordo com a prefeitura, caso o acordo com a renovação da frota não seja cumprindo, vai revogar no contrato, conforme está previsto no Termo em questão.

“A medida foi uma das ações da intervenção para promover o equilíbrio do sistema de transporte coletivo da capital”, complementa.

Um internauta, identificado como José Jesus, diz que 300 ônibus novos são suficientes para atender Manaus. “Esses quantidade de 300 ônibus é insuficiente para Manaus. Vai sair novos da fábrica, e chegar velho, ultrapassado. É uma vergonha, povo merece ser respeitado”, reitera.

Confira o vídeo da fabricação dos ônibus

Vídeo: Reprodução/Prefeitura de Manaus

Foto: Divulgação/Sinetram

ônibus manaus

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap