Onde posso denunciar casos de abuso sexual contra criança e adolescente?

Segundo a delegada Joyce Coelho, grande parte das vítimas estão tendo dificuldade em ter acesso aos canais de ajuda sobre os casos de abuso.
Por joao.castro
Publicado em 21/05/20 às 08h16
abuso denunciar casos

Foto: Reprodução

Nos últimos dias os casos de abuso sexual contra criança e adolescente vem crescendo gradativemente na capital, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Pensando nisso, o Portal Tucumã resolveu se manifestar em prol da segurança do Amazonas, e combater o crescimento dos casos de abuso sexual.

Segundo a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca), muitas vítimas sentem dificuldade em relatas os casos de abuso à polícia.

“A gente percebe que a criança está tendo dificuldade em ter acesso aos canais de ajuda, considerando que a experiência da gente nos mostra que as denúncias vem através da escola, do conselho tutelar, de um amiguinho que a criança conhece da escola. Segundo a estatística, 90% dos casos acontecem com uma pessoa bem próxima dela”, contou.

A delegada também falou que o isolamento social pode ocasionar um sentimento de impunidade para o agressor.

“O distanciamento social pode provocar nesse abusador um sentimento de impunidade, ele pode achar que a criança não está tendo acesso a professores ou outras pessoas, e achar que esse crime pode ficar impune. Isso é algo preocupante”, revela.

Quem souber de algum caso pode ligar diretamente para o disque 190 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou entrar em contato diretamente com a unidade policial pelo número (92) 3656-8575. De acordo com a delegada, o informante não precisa ser identificado.

“Mesmo em tempo de pandemia, segurança pública e são serviços essenciais, e a criança prioridade absoluta”, disse a delegada.

Por João Paulo Castro com informações de Denivaldo Oliveira

Leia também: Justiça do Amazonas autoriza detentos a cumprirem prisão domiciliar

abuso denunciar casos
0 Shares

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link