[views count="1" print="0"]

‘Ônibus lotados na capital amazonense aumentam o problema nessa segunda onda’, alerta deputado na Aleam

Álvaro Campelo chegou a enviar ofício que propõe medidas de restrição ao número de passageiro nos ônibus e aumento da frota enquanto durar a pandemia
transporte público lotado e ônibus em manaus
Ônibus lotados na capital amazonense aumentam o problema nessa segunda onda', alerta deputado na Aleam

Manaus – Em reunião extraordinária virtual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) se pronunciou sobre um problema persistente da capital amazonense que tem contribuído para os altos índices de infecção por covid-19: os ônibus lotados.

Campelo enfatizou que já havia dado espaço à especialista do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), alertando sobre perigos de uma segunda onda e que medidas mais duras para evitar aglomerações cotidianas deveriam ser tomadas, no caso, ampliando a frota de ônibus e reduzindo número de passageiros nos veículos.

“Ônibus lotados na capital amazonense têm sido um problema nessa retomada da pandemia na cidade. Eu tenho alertado sobre esse problema praticamente sozinho”, desabafou.

Na sexta-feira do dia 8 de janeiro, o vereador Álvaro Campelo chegou a enviar ofício que propõe medidas de restrição ao número de passageiro no transporte público enquanto durar a pandemia, ao Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Baseado em dados divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o parlamentar alerta para o número de passageiros que se aproxima de 300 mil pessoas por dia nos ônibus, mesmo patamar anterior à pandemia, um percentual de 67,6% da média diária de usuários do período de quando não havia isolamento social.

“Temos visto diversos vídeos nas redes sociais, que mostram os usuários, mesmo com máscara, mas totalmente aglomerados. Se temos hoje em torno de 300 mil passageiros por dia no transporte público da cidade e, segundo dados de uma pesquisa americana, cada pessoa tem o potencial de transmitir o vírus da Covid-19 para mais 6, nós estamos falando de um milhão e oitocentas mil pessoas que podem ser infectadas só por causa do transporte coletivo”, afirmou.

Caso a medida seja adotada pela Prefeitura, Álvaro Campelo propôs que os “amarelinhos” possam também ser utilizados para suprir a eventual redução da frota convencional e, com isso, evitar os atrasos das linhas. Além disso, o ofício recomenda a distribuição de álcool em gel na entrada e na saída dos ônibus.

Terminais de ônibus lotados

O vereador Raiff Matos também cobra medidas urgentes da Prefeitura de Manaus para reduzir a aglomeração e minimizar a contaminação do coronavírus nos terminais de ônibus de Manaus. Raiff esteve hoje pela manhã (19) no Terminal 3, na Cidade Nova, e observou a superlotação de passageiros em algumas linhas no horário de pico, além da ausência de medidas sanitárias adequadas aos protocolos do Ministério da Saúde para reduzir o risco de contaminação.

“A Prefeitura precisa adotar medidas que já são adotadas em outros locais que recebem um grande contingente de pessoas para evitar a contaminação, principalmente, neste momento em que a cidade sofre com tantos casos e a dificuldade para o atendimento nas unidades de saúde”, afirmou o vereador.


Dados epidemiológicos

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 290, traz o diagnóstico de 1.790 novos casos de Covid-19, totalizando 232.434 casos da doença no Estado.

Ainda de acordo com o boletim, foram confirmados 117 óbitos por Covid-19, sendo 60 ocorridos no dia 17 e 57 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 6.308 o total de mortes.

Foto: Divulgação

Leia também: Presidente da Aleam defende que a alta demanda de oxigênio e poucos fornecedores no AM foi o caos do problema

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
plugins premium WordPress