[views count="1" print="0"]

Operação desmonta ocupação ilegal em área de preservação no Careiro Castanho

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas deflagrou uma operação contra crimes ambientais às margens da BR-319, na altura do município de Careiro Castanho, a 102 km de Manaus. Na ação, realizada no Parque Estadual do Matupiri, foram encontrados diversos crimes ambientais. Queimadas, desmatamento, grilagem de terras e manutenção em cativeiro de animais silvestres form alguns dos crimes detectados.

Agentes da própria secretaria, das polícias Civil e Militar e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) foram acionados para atender a ocorrência, por solicitação do Ministério Público Federal (MPF). Segundo o secretário de Segurança, Louismar Bonates, o governador do Estado, Wilson Lima, determinou o reforço no policiamento ao longo da BR-319, dando garantias ao governo federal de que a rodovia pode ser asfaltada sem que isso resulte em crimes ambientais e invasões de terra.

Um alojamento com 23 homens foi encontrado e o grupo foi conduzido à delegacia do município de Careiro Castanho para prestar esclarecimentos. Foram identificadas ações de desmatamento, queimadas, a presença de animais silvestres em cativeiro, e apreendidos objetos como terçados, serrotes, motosserras, foices, uma motocicleta com sinais identificadores adulterados, entre outros.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Carla Biaggi, foram detidas cinco pessoas, das quais duas foram conduzidas para Manaus. Além do secretário, participaram da operação o delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, e o subcomandante geral da Polícia Militar, Sílvio Mouzinho.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário