[views count="1" print="0"]

Operações ‘Corpus Christi’ e ‘Parintins Para Todos’ iniciam nesta quinta-feira no AM

Para o período, os departamentos de transportes da autarquia estimam o fluxo de 20 mil pessoas e 1.150 fiscalizações
Foto: Ascom/Arsepam

Manaus (AM) – A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) iniciou, nesta quinta-feira (16), as operações Viagem Segura – Feriado de Corpus Christi e Parintins Para Todos. Em ambas, a entidade intensifica a fiscalização dos transportes intermunicipais de passageiros.

A Operação Viagem Segura ocorre a partir desta quinta-feira (16) até domingo (19), nas principais saídas de Manaus. Para o período, os departamentos de transportes da autarquia estimam o fluxo de 20 mil pessoas e 1.150 fiscalizações.

Por sua vez, a Operação Parintins para Todos acontece de hoje a 27 de junho, sendo direcionada somente às embarcações que seguem para Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). No período, o quantitativo de pessoas no município aumenta em decorrência do Festival Folclórico do município, a ser realizado de 24 a 26 deste mês.

Nesse modal, os postos da Arsepam são Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim – Rodoviária de Manaus, bairro Flores, zona centro-sul; Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro), em Iranduba; Barreira de Fiscalização Estadual (AM-010 e BR-174), bairro Santa Etelvina, zona norte; e Barreira de Fiscalização Estadual da Avenida das Flores, bairro Lago Azul (entrada do Viver Melhor 1), zona norte.

Parintins Para Todos

De hoje a 27 de junho, o Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Agência projeta que mais de 60 mil pessoas devem ir de Manaus para a Ilha Tupinambarana, em cerca de 300 embarcações. O levantamento foi feito com base nos dados disponibilizados pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), da Marinha do Brasil.

A operação Parintins Para Todos ocorre na capital (de hoje a 27/06) e no município dos bumbás Garantido e Caprichoso (de 21 a 27/06). Em ambas as cidades, o foco dos servidores é impedir que ocorra a superlotação.

Como a Arsepam trabalha na finalização da regulamentação da Lei Estadual n° 5.604/2021, que dispõe sobre o Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas do Amazonas (SPTHI), caso seja constatada a superlotação de algum barco, a Marinha do Brasil será acionada para tomada das medidas cabíveis.

Além da Marinha, a Agência Reguladora do Amazonas conta com o apoio da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) e da Prefeitura de Parintins.

Leia mais: Bairros de Manaus ficam sem energia elétrica no feriado de Corpus Christi

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário