[views count="1" print="0"]

Parlamentares americanos pedem a Mike Pence que suspenda sessão do congresso

Parlamentares americanos do Arizona, Georgia, Michigan, Pennsylvania, e Wisconsin alegam que denúncias de fraudes nos estados devam ser investigadas
Parlamentares pedem a Mike Pence que suspenda sessão do congresso nos EUA desta quarta-feira (6)
Parlamentares pedem a Mike Pence que suspenda sessão do congresso nos EUA desta quarta-feira (6)

Oitenta e oito deputados e senadores estaduais enviaram carta ao vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. Os parlamentares americanos solicitam o adiamento por cerca de dez dias da sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos marcada para esta quarta-feira (06/01) e que irá fazer a apuração oficial dos votos do colégio eleitoral e proclamar o próximo presidente do país.

Na carta, os parlamentares americanos do Arizona, Georgia, Michigan, Pennsylvania, e Wisconsin alegam que o adiamento é necessário para que as respectivas legislaturas estaduais possam investigar as denúncias de fraudes nos respectivos estados.

Os signatários afirmam, corretamente, que a Constituição dos Estados Unidos estabelece que cabe ao Poder Legislativo de cada Estado dar a última palavra quanto à certificação ou não de seus respectivos delegados para o colégio eleitoral.

Como esta certificação encontra-se em disputa nestes estados devido às denúncias de fraudes, os signatários entendem que estas disputas precisam ser dirimidas antes de haver contagem oficial dos votos do colégio eleitoral.

Se o vice-presidente Mike Pence acatar o pedido, a sessão programada para hoje poderá ser suspensa ou encerrada, e remarcada para uma data um pouco anterior ao dia 20 de janeiro, prazo limite constitucional para a posse do novo presidente norte-americano.

Com informações via Crítica Nacional
Foto: Divulgação

Leia também: Congresso dos EUA se reúne hoje (6) para verificar quem será o novo presidente

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário