[views count="1" print="0"]

Passaportes de vacina podem virar Carteira de Identidade Nacional no Reino Unido

O governo britânico foi acusado de tentar implementar secretamente um programa nacional de identificação baseado nos passaportes de vacina
Passaportes de vacina podem virar Carteira de Identidade Nacional no Reino Unido
Passaportes de vacina podem virar Carteira de Identidade Nacional no Reino Unido

O governo britânico foi acusado de tentar implementar secretamente um programa nacional de identificação, depois de firmar parceria com uma empresa que defendia a transformação de passaportes de vacinas em um documento multifuncional.

A Entrust, uma empresa de TI que se autointitula “líder global em identidades, pagamentos e proteção de dados”, recebeu um contrato do Departamento de Saúde e Assistência Social no mês passado para trabalhar no sistema de certificado de vacina Covid-19 do Reino Unido. A empresa recebeu £ 250.000 ($ 346.000) para fornecer serviços de computação em nuvem para o esquema de certificação de status Covid do governo, relatou a iNews. O contrato vence em março de 2022, mas o governo tem a opção de prorrogá-lo por mais um ano. 

O secretário de Saúde Matt Hancock afirmou no mês passado que a prova de vacinação será “necessária” para viagens internacionais e, nas últimas semanas, surgiram relatórios alegando que o governo do Reino Unido pode exigir o documento de pessoas que comparecem a eventos esportivos ou outras grandes reuniões. 

A julgar pela própria posição da Entrust sobre o assunto, é possível que o governo tenha planos ainda mais ambiciosos para o certificado digital. Em uma postagem de blog publicada em fevereiro no site da empresa, Jann Markey, diretor de marketing de produto da Entrust, argumentou que o advento dos passaportes de vacina poderia ser usado como uma oportunidade para lançar uma identificação nacional como parte da “infraestrutura do novo normal. ”

“Considere uma estratégia de identificação nacional: com a infraestrutura e o investimento necessários para garantir um passaporte de vacina viável, por que não redirecionar esse esforço para um programa nacional de identificação de cidadão que pode ser usado para vários fins, incluindo a entrega segura de serviços governamentais, além da fronteira segura viagens e documentação de vacinação ” , afirma o blog, que explora passaportes de vacinas no “ mundo pós-pandêmico ” . 

Notavelmente, a empresa com sede nos Estados Unidos já ajudou a Albânia, Gana e Malásia a implantar sistemas de identificação nacionais, disse a iNews. 

A parceria de Entrust com o governo do Reino Unido já gerou alarme entre organizações de liberdades civis e legisladores. 

O MP conservador David Davis, um membro do anti-lockdown Covid Recovery Group, exigiu uma explicação do governo. Ele disse ao iNews que era “extraordinário” que o departamento de saúde pudesse fechar negócios com essas empresas sem primeiro obter permissão do Parlamento, acrescentando que era particularmente preocupante que um contrato pudesse ser dado a uma empresa “com esta atitude sinistra de vigilância dos cidadãos . ”

O ex-líder conservador Sir Iain Duncan Smith ecoou desagrado semelhante, alegando que o contrato contradiz a “posição declarada do governo” e deveria ser rejeitado. 

Big Brother Watch, um grupo de privacidade e liberdades civis, disse que o contrato Entrust representa uma tentativa do governo de emitir carteiras de identidade “pela porta dos fundos”.  

“O fato de o governo ter feito um acordo com a Entrust, uma empresa que está tramando abertamente uma rota de passaportes de vacina para carteiras de identidade digital, apenas sublinha a séria ameaça que Covid passa seria para nossas liberdades civis e nossa privacidade”, disse a organização. chefe de pesquisa, Jake Hurfurt, alertou. 

Um porta-voz do departamento de saúde insistiu que o aplicativo do NHS usado para certificar o status de vacinação não será usado como um sistema de identificação nacional, descrevendo o esquema como um “meio simples e seguro” para permitir viagens internacionais. Entrust se recusou a comentar quando contatado pela iNews. 

Leia também: Momentos dramáticos da tentativa de capturar Lázaro Barbosa

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário