[views count="1" print="0"]

PF deflagra operação ‘Uiara’ contra garimpo ilegal no Amazonas

Alvos da operação podem ser condenados a mais de 20 anos de prisão
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Jutaí (AM) – Na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a terceira fase da operação “Uiara” que busca combater organizações criminosas que atuam na prática do garimpo ilegal e de crimes relacionados, como a corrupção ativa e passiva e crimes ambientais. A operação ocorreu em sua maior parte na cidade de Jutaí, no interior do Amazonas.

A operação, que teve a participação de policiais federais do Amazonas e agentes do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal (PF), cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e 10 medidas cautelares, como afastamento da função pública e do acesso à prefeitura de Jutaí, e também a cassação de autorizações de garimpo ilegais.

Leia também: PF faz operação contra tráfico internacional de drogas

Em nota, a Policia Federal informa que as penas dos crimes investigados pela operação somadas, podem ultrapassar os 20 anos de prisão. O nome dos alvos foi mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Relembre

A operação Uiara I, teve como objetivo retirar os garimpeiros ilegais na região de Autazes e Nova Olinda do Norte, no interior do Amazonas. No total foram destruídas 131 balsas, e três pessoas foram presas com 150 gramas de ouro extraído ilegalmente da calha do Rio Madeira.

 Na operação Uiara II, o objetivo também foi retirar os garimpeiros ilegais na região de Borba, no interior do estado, no total foram destruídas 34 balsas.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário