[views count="1" print="0"]

PF já abriu mais de 23 mil inquéritos sobre campanhas eleitorais em 2022

O app de denúncias de campanhas eleitorais do TSE, Pardal, já está disponível para download e já conta com mais de 23 mil inquéritos
Foto: Divulgação/ TSE

Brasil – O período de campanha eleitoral iniciou no último dia (16) e dados coletados através da Lei de acesso a informação, apontam que a Polícia Federal já abriu em média 23.412 inquéritos por crimes eleitorais.

Durante o período de campanhas eleitorais é possível que os candidatos façam distribuição de materiais gráficos impressos aos eleitores e promover as propagandas na internet e TV para promover a candidatura.

Leia mais: Serviços de call center são obrigados a enviar contratos por meio eletrônico no Amazonas

Práticas que atingem a liberdade de direito de voto como compra de fotos, boca de urna, assim como usufruir de estruturas públicas e servidores em campanhas, são considerados como crimes eleitorais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O maior índice atingido aconteceu durante as eleições municipais de 2008, com registo de 93.449 inquéritos seguido das eleições de 2020 que chegaram à 85.773 ocorrências.

Neste ano, as denúncias das propagandas irregulares podem realizadas através do Aplicativo Pardal, que é gratuito e disponível nas principais plataformas desde a última terça-feira (16). A denúncia deve conter o CPF elementos que comprovem os fatos ocorridos. Os dados do denunciante permanecerão em sigilo.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário