Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

7 de agosto, 2022

Planetas podem ser vistos ‘alinhados’ neste fim de semana; Veja

O "alinhamento" pode ser visto de todo o Brasil, entretanto é preciso esperar até ás 05h30
Foto: Reprodução Stellarium

Mundo – Os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos no céu a olho nu minutos antes de amanhecer neste fim de semana. Popularmente, o fenômeno é chamado de “alinhamento” — de acordo com a visão de quem está na Terra.

Segundo a revista Sky and Telescope, o ‘alinhamento’ não acontecia desde 2004. Neste fim de semana, a Lua se soma a esta sequência. De acordo com a agência especial americana NASA, a sequência vai se desfazer ao longo dos próximos meses, com os planetas se distanciando uns dos outros.

Conforme entrevista feita pelo site O Globo, essa sequência de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno é chamada de “alinhamento” a partir da visão do nosso planeta, como explica o astrônomo do Observatório do Valongo (UFRJ) Daniel Mello.

“Do ponto de vista do observador da Terra, os planetas do Sistema Solar estão sempre formando um sequência mais ou menos alinhada, já que giram em torno do Sol em um mesmo plano. Em outras palavras, os órbitas estão quase perfeitamente colocadas em um disco, daí sempre pra gente, que está neste mesmo plano, as coisas parecem alinhadas”.

Segundo o astrônomo da UFRJ, o melhor dia para ver o fenômeno é o amanhecer do domingo, dia 26. “No domingo vai ser mais legal, pois a Lua estará “ao lado” de Vênus e Mercúrio”, afirma. O “alinhamento” pode ser visto de todo o Brasil, entretanto é preciso esperar até ás 05h30 (horário de Brasilia) deste fim de semana.

Com informações do O Globo

Leia mais: Pólio é detectada em esgoto de Londres e causa temor às autoridades

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

MATERIAS RELACIONADAS