[views count="1" print="0"]

Polícia Civil deflagra Operação “ERÊ” que resultou na prisão de três homens por abuso sexual de menores

Nos três casos os criminosos tinham parentesco com as vítimas.

Na manhã desta quinta-feira (30/07), as equipes do Departamento de polícia Metropolitana (DPM) e da Delegacia Especializada em proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), deflagraram a operação “Erê”, que resultou no cumprimento de mandados de prisão em nome de três indivíduos, investigados e condenados  por cometerem abusos sexuais contra crianças e adolescentes da própria família. A ação policial ocorreu em Manaus e no município de Juruá, interior do estado do Amazonas.

Segundo a delegada Joyce Coelho titular da Delegacia Especializada em Proteção a criança e do adolescente explicou que foram cumpridos mandados de prisão preventiva em nome de um jovem de 20 anos, investigado por abusar sexualmente da própria prima, uma criança de 7 anos. O homem foi preso no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus.

Também foi cumprido o mandado de prisão de um homem de 50 anos, condenado por praticar atos libidinosos contra a própria sobrinha, em 2004. As equipes de polícia localizaram e prenderam o homem na segunda etapa da comunidade Novo Reino, bairro Gilberto Mestrinho, na zona leste da capital. Durante a operação, as equipes prenderam  um homem de 41 anos, no município de Juruá,  pelo mesmo delito, cometido em 2009.

Segunda a titular da DEPCA todos o crime  ocorreram no ambiente intrafamiliar. “O recado é que denuncie, muitas vezes a vítima se cala com medo de pressão, principalmente nesse crime cometido no ambiente familiar. O ato libidinoso ele integra a figura de estupro e maltrata tanto quanto a violência física real.  Muitas vezes as famílias acabam minimizando esse problema e agente vê no relato das vítimas que ela permanece nesse ambiente com o abusador e acab sendo novamente agredida”, explica a delegada.

Operação “Erê”

Conforme a titular da Especializada, a operação recebeu esse nome, cujo significado é o espírito infantil, em alusão ao aniversário de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Após os procedimentos na Especializada os três infratores serão encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT e deverão passar por audiência de custódia via videoconferência.

Texto: Carol dias

Imagens: Júnior Amaral

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário