[views count="1" print="0"]

Polícia prende quadrilha que vendia ‘cursos de mestrados falsos’ em Manaus

O terceiro envolvido que atuava no Amazonas está foragido. Confira:

A Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) deflagrou nesta quinta-feira (6), com o apoio das Polícias Civis dos Estados do Paraná e do Maranhão, uma operação visando o combate a um grupo criminoso que disseminou a comercialização de cursos de mestrado e doutorados, sem validade, o que gerou prejuízos a dezenas vítimas no estado do Amazonas (interior e capital) e em outros estados.

A investigação se iniciou após várias vítimas terem procurado a delegacia especializada, através de advogado, narrando que haviam frequentado até o fim cursos que eram comercializados como de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) quando na verdade os cursos no máximo seriam de pós-graduações lato sensu (especializações) ou sem valor acadêmico algum (conforme nota técnica MEC).

Na ocasião de lançamento dos cursos, no ano de 2014, os empresários Jacobe Almeida Barbosa e Katarina Souza Correa, representantes do instituto qualifique e consultoria – icq teriam se associado a Márcio Fabrício da Silva (representante no AM), no intuito de comercialização de tais cursos, levando várias pessoas a adquirem vagas e assim cursarem o suposto “mestrado” pagando quantias que totalizam R$24.450,00 (vinte e quatro mil quatrocentos e cinquenta reais) por aluno até o ano de 2019 (valor total), quando então ficou claro que os cursos não eram regulares.

Várias irregularidades foram notadas durante a investigação tais como fornecimento de material com indicação errônea aos alunos, informações contraditórias por parte das instituições investigadas, não localização dos investigados, etc, o que nos levou a crer que os organizadores de tais cursos obtiveram para si vantagem ilícita, em prejuízo das pessoas que frequentavam esses cursos, os quais eram mantidos em erro.

Há informações de que os empresários Jacobe e Kátia, mantiveram outras instituições com o mesmo propósito em outros estados, fato este que é investigado pelas respectivas polícias civis dos outros estados.

Presos

Os mandados de prisão expedidos, três ao todo, em nome de Jacobe, Katarina e Márcio foram solicitados pela DERFD e a ação policial desenvolvida contou com o apoio de outras duas instituições policiais, dentre elas, a Polícia Civil do Maranhão, através do Grupo de Pronto Emprego (GPE) da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon/MA e 1º DIP de Timon/MA, sendo eles os responsáveis pela localização e prisão de Jacobe.

A prisão dele foi feita na manhã desta quinta-feira (6), no Centro da Cidade de Timon, no Maranhão, dando cumprimento ao mandado de prisão expedido pela DERFD. (Veja foto de capa)

Já Katarina, foi presa nesta quinta-feira (6) por volta das 07h30, no Balneário Porto Fino em Pontal do Paraná, pela Polícia Civil do Paraná, através da Delegacia de Estelionatos de Curitiba/PR.

Procurado

Já Márcio, representante do grupo criminoso aqui no Amazonas, não foi localizado em seus possíveis endereços, sendo assim passa a ser considerado foragido, podendo ser preso a qualquer momento em cumprimento a determinação expedida pelo magistrado da Central de Inquéritos do Amazonas.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário