sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Pólio é detectada em esgoto de Londres e causa temor às autoridades

A agência diz que o risco é baixo, mas os pais devem garantir que seus filhos estejam totalmente imunizados contra a doença
Foto: Breno Esaki/Agência Brasília

Mundo – O vírus que causa a poliomielite foi encontrado em um número preocupante de amostras da rede de esgoto em Londres, segundo autoridades de saúde. A doença era comum no Reino Unido na década de 1950, mas foi erradicada em 2003.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) diz que o vírus provavelmente foi trazido a Londres por alguém recentemente vacinado no exterior com uma forma viva do vírus. A agência diz que o risco é baixo, mas os pais devem garantir que seus filhos estejam totalmente imunizados contra a doença.

“A maior parte da população do Reino Unido estará protegida por ter recebido a vacina na infância, mas em algumas comunidades com baixa cobertura de vacina, as pessoas podem estar em risco”, diz Vanessa Saliba, epidemiologista consultora da UKHSA.

Uma vacina inativada contra a poliomielite é usada no Reino Unido como parte do programa de imunização infantil. Ela é administrada em crianças três vezes antes de elas completarem um ano de idade, e depois novamente aos três e 14 anos de idade.

Em Londres, cerca de 86% das crianças receberam as três primeiras doses, bem abaixo do resto do Reino Unido, cujo índice fica acima de 92%.

As autoridades de saúde declararam que a volta do vírus da pólio é um “incidente nacional” e informaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) da situação.

A poliomielite é uma doença rara e se espalha depois que uma pessoa não lava as mãos adequadamente após usar o banheiro e depois toca alimentos ou água consumidos por outras pessoas. A doença também se transmite por tosse e espirro, mas isso é mais raro. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite.

Com informações da BCC News Brasil

Leia mais: Joe Biden sanciona lei que limita acesso a armas nos Estados Unidos

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também