sexta-feira, 27 de maio de 2022

Manaus

População de rua recebe serviços de saúde neste sábado em Manaus

Os participantes também terão acesso à assistência jurídica, atendimento psicossocial, corte de cabelo e alimentação
(Foto: Camila Batista/Semsa)

Manaus (AM) – O Mutirão de Serviços para a População em Situação de Rua em Manaus, acontece neste sábado (14) no horário das 8h às 14h. A ação faz parte do “Projeto Sou Mais – Ruas do Amazonas” resultante da parceria entre a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Defensoria Pública do Estado (DPE/AM), que tem como objetivo, disponibilizar serviços sociojurídicos e de saúde às pessoas em situação de rua. 

A programação será realizada no Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), no bairro de Aparecida, na Zona Sul, que faz parte da área central da capital, região que de acordo com o georreferenciamento realizado pela Semsa, agrega em sua composição territorial a maior concentração de pessoas em situação de rua na área urbana de Manaus.

A articulação entre a Semsa e a DPE/AM integra as estratégias diferenciadas de saúde que já são adotadas pela secretaria com o objetivo de ampliar o acesso desse segmento social a atenção e promoção à saúde em nível de Atenção Primária, em razão da alta vulnerabilidade socioeconômica que impacta no perfil epidemiológico dessa população.

As equipes ofertarão os serviços de triagem, atendimento médico e de enfermagem; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/HIV), sífilis, hepatite B e tuberculose, além das vacinas para influenza e Covid-19. Orientação sobre cuidados com a saúde bucal, aferição de pressão arterial e glicemia, dentre outros serviços de saúde, serão oferecidos ao longo do dia. 

Os participantes também terão acesso à assistência jurídica, atendimento psicossocial, corte de cabelo, alimentação e outros serviços.

MATERIAS RELACIONADAS