População relata falta de medicamento nas Unidades Básicas de Saúde de Manaus

ubs medicamento manaus
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se pronunciou a respeito dos medicamentos em UBS. Confira.
Por João Paulo Castro
Publicado em 07/08/20 às 05h30

Manaus – Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitos manauaras buscam atendimento médico nas Unidades Básica de Saúde (UBS), seja para continuar um tratamento ou até mesmo para buscar remédios. No entanto, alguns internautas, que preferiram não se identificar, denunciaram ao Portal Tucumã diz que grande parte das unidades saúde estão sem medicamento em estoque.

O Portal Tucumã conversou com algumas pessoas na UBS do Morro da Liberdade, na rua Dona Mimi, Zona Sul de Manaus, e alegaram que a unidade falta medicamentos. Eles temem sofrer algum tipo de retaliação.

“Eu venho de longe para pegar remédio, mas quando chego aqui, nunca tem. Isso é muito triste para mim”, disse uma mulher que não teve o nome revelado.

A equipe tentou ouvir a responsável pela UBS do Morro da Liberdade, mas ela disse, educadamente, que só iria conceder entrevista com autorização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A Semsa

O Portal Tucumã entrou em contato com a secretaria solicitando um posicionamento a respeito da falta de medicamentos. Em nota, a Semsa disse que a informação não procede e que a distribuição de remédios vem sendo realizada normalmente.

“A dispensação é feita a partir da apresentação da receita prescrita pelo profissional de saúde, em formulário padrão do Sistema Único de Saúde (SUS), em duas vias, mediante a apresentação de documento de identificação”, explica.

Confira a nota da Semsa na íntegra

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclarece que não há desabastecimento de medicamentos nas unidades de saúde do município.

A dispensação é feita a partir da apresentação da receita prescrita pelo profissional de saúde, em formulário padrão do Sistema Único de Saúde (SUS), em duas vias, mediante a apresentação de documento de identificação.”

Foto: Winnetou Almeida

Leia também: ‘Se faltar R$ 0,05 na passagem eu tenho a viagem negada pelo cobrador’, alerta internauta sobre ‘Amarelinho’

ubs medicamento manaus

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap