[views count="1" print="0"]

Portugal investe no turismo europeu para reaquecer economia

Nas últimas duas décadas, o turismo tem sido um dos grandes responsáveis por movimentar a economia em Portugal
Portugal investe no turismo europeu para reaquecer economia
Algarve, região no sul de Portugal, é um dos principais destinos turísticos no verão europeu

Nas últimas duas décadas, o turismo tem sido um dos grandes responsáveis por movimentar a economia em Portugal. Com a pandemia, a queda foi vertiginosa. O faturamento do setor hoteleiro do país caiu 73%, com perda total de receita de € 3,27 bilhões. Os dados são da AHP (Associação da Hotelaria de Portugal).

Agora, com sinais de arrefecimento da pandemia, o país vê no verão de 2021 –ou seja, a partir de junho– a chance da retomada. Para isso, aposta em vizinhos como o Reino Unido, que colocou Portugal na chamada “lista verde”: locais para os quais os cidadãos britânicos ficam dispensados de fazer quarentena ao retornarem. A medida entra em vigor na 2ª (17.mai.2021).

Mesmo com a pandemia, os britânicos mantiveram-se como os que mais visitaram Portugal em 2020. Eles representaram, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatísticas), 16,3% das estadias de não residentes. Ainda assim, houve decréscimo de 78,5% face a 2019.

VIDA QUASE NORMAL

Em nota, o Turismo de Portugal –autoridade turística nacional– diz que “Portugal é um dos países da Europa com menor incidência de covid-19, tendo vindo a registrar uma evolução favorável em todos os indicadores de controle da pandemia” e, ainda, tem “uma importante e bem sucedida” campanha de vacinação, o que “reforça a sua posição enquanto destino seguro”.

O país virou um case de sucesso ao adotar um lockdown severo de 2 meses que conseguiu conter a transmissão do vírus. Já o ritmo de imunização não é dos mais avançados. Portugal aplicou mais de 4 milhões de doses de vacinas anticovid. Cerca de 30% dos 10,2 milhões de habitantes receberam ao menos uma dose. Pouco mais de 11% estão completamente imunizados.

Mesmo assim, com os casos e as mortes sob controle, os moradores de Portugal vivem uma vida quase normal.

A principal mudança foi a partir de 1º de maio, na última fase do plano de desconfinamento. O país ampliou o horário de funcionamento do comércio, serviços e lazer. Os restaurantes podem funcionar todos os dias até as 22h30. O número máximo de pessoas permitidas por mesa aumentou: 10 em terraços e 6 na área interna. Casas de espetáculos podem ter eventos também até as 22h30, mantendo o distanciamento entre os presentes.

O comércio pode ficar aberto até as 21h nos dias de semana e até as 19h nos fins de semana e feriados. Além disso, todos os esportes voltam a ser autorizados. A situação favorável de Portugal fez com que a final da Liga dos Campeões entre os times ingleses Manchester City e Chelsea, marcada para 29 de maio de 2021, fosse transferida para a cidade de Porto. Serão 6.000 ingressos à venda para cada torcida.

O jogo estava previsto para acontecer em Istambul, na Turquia. A A Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) decidiu mudar o local depois que o país entrou na “lista vermelha” do Reino Unido.

Com informações via Poder 360

Leia também: Secretário-Geral da ONU fica ‘profundamente abalado’ após ataque israelense ao prédio de mídias em Gaza

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário