Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

11 de agosto, 2022

Prefeitura de Manaus realiza acolhida aos mediadores que atuarão na Educação Especial

Serão atendidas crianças com laudo médico com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências Intelectual, Física, Sensorial (auditiva ou visual) e altas habilidades/ superdotação
Prefeitura realiza acolhida aos mediadores que atuarão na Educação Especial. Fotos: Thaís Araújo/Semed

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um evento de boas-vindas aos mediadores que atenderão estudantes da Educação Especial matriculados nas unidades de ensino da rede municipal. A ação aconteceu nesta segunda-feira (18) no auditório da Semed.

A medida atende a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que trata da inclusão da pessoa com deficiência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Especial. Serão atendidas crianças com laudo médico com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências Intelectual, Física, Sensorial (auditiva ou visual) e altas habilidades/ superdotação. No total serão selecionados 1.200 estagiários de apoio escolar.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Manaus contempla a alameda Cosme Ferreira com novo asfalto

O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE), Júnior Mar, falou sobre a importância que o prefeito David Almeida e a secretária de Educação, professora Dulce Almeida, dão à educação especial. “O prefeito David e a secretária, Dulce, buscam sempre a melhoria para educação especial e essas melhorias já estão acontecendo. Estamos em tratativas para melhorar o prédio onde funciona o complexo André Vidal e já iniciamos a construção de um outro que fica na avenida das Torres. A educação inclusiva e o atendimento a esse público são de extrema importância na nossa rede e os mediadores estão vindo para colaborar não só conosco, mas com a sociedade manauara”.

A seleção dos mediadores é feita pelo Instituto de Talentos (Intal) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e contratados pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Os selecionados devem estar cursando a partir do 3º período dos cursos de Pedagogia, Letras e Libras.

O secretário da Semad, Ebenezer Albuquerque Bezerra, também participou do primeiro encontro e ressaltou que com essa contratação todos ganham. “Esses alunos são especiais na sua essência e os mediadores se unem a isso. Com a dedicação e a responsabilidade deles, toda sociedade ganha. Isso é o que o prefeito David sempre orienta, que os professores tratem os alunos como diamantes que serão lapidados e isso eu peço também desses novos profissionais, cuidem bem dessas crianças, elas são muito importantes para todos nós”. 

LEIA TAMBÉM: Serviços gratuitos são oferecidos no Dia de Cooperar em Manaus

Palestra

Durante o encontro, os mediadores participaram de palestra com o tema “Acolher, Envolver e Incluir” e receberam orientações pedagógicas sobre Educação Especial Inclusiva. 

Elisabete Simões é uma das novas mediadoras e espera aprender muito com essa experiência e promete se dedicar bastante aos alunos. “Espero aprender bastante, porque o professor nunca sabe tudo, estamos sempre em busca de algo a mais. Eu vou dar o meu melhor em todos os momentos”, disse Elisabete.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUIhttps://t.me/portaltucuma

MATERIAS RELACIONADAS