Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

13 de agosto, 2022

Prefeitura vai realizar audiência pública para revisão do PPA da Semsa

População poderá indicar prioridades da saúde básica em audiência pública da Prefeitura de Manaus
(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai realizar, na próxima sexta-feira (5), audiência pública para a revisão do Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2023 a 2025, com indicação de prioridades para a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. O evento será virtual, com transmissão ao vivo pelo perfil da secretaria no Facebook (Semsa Manaus), e a participação popular prévia já está aberta.

As pessoas interessadas em participar do processo de revisão do plano devem responder o formulário que está disponível no site da secretaria, por meio do link, até as 12h da próxima quinta-feira (4).

No formulário estão descritas as metas para a área da saúde municipal nos eixos “Investimento” e “Qualificação da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde”, com os campos para a indicação de prioridades. As manifestações populares serão catalogadas e o resultado será informado durante a realização da audiência pública.

No primeiro eixo, a população pode indicar uma prioridade entre sete itens: construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) na área urbana e na zona rural; reforma e ampliação de unidades da zona urbana; reforma de unidade na zona rural; construção de Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Centro Especializado de Reabilitação ou de nova Central do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu 192).

Já no segundo eixo, o usuário pode indicar o que considera prioridade dentro de oito itens: ampliação do programa SOS Vida; ampliação do número de unidades básicas com horário de atendimento estendido; criação do aplicativo e-Saúde Manaus; implantação de farmácias distritais; implantação do Centro Integrado de Tecnologia e Informação em Saúde (Citis); implantação do serviço de telessaúde; implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na Vigilância Sanitária; ou implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destaca que as audiências públicas garantem que a condução das ações planejadas para os diferentes setores da gestão do prefeito David Almeida seja do conhecimento de todos e também asseguram a participação efetiva da população na proposição e ajuste das metas definidas para a gestão a cada quatro anos.

“A participação popular é muito importante no processo de construção e reavaliação contínua das ações voltadas aos usuários do sistema público dentro dos eixos prioritários. É fundamental que as pessoas avaliem a gestão e contribuam com propostas que possam responder de maneira efetiva às necessidades da população”, ressalta o secretário.

Além do secretário, participam da audiência do próximo dia 5 o subsecretário municipal de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, e a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo. Também está prevista a participação de um representante da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e do Conselho Municipal de Saúde de Manaus (CMS).

As propostas incluídas no PPA 2022 a 2025 foram construídas pelas áreas técnicas da Semsa e contemplam projetos para melhoria contínua da gestão, da qualidade de vida do servidor e dos serviços ofertados ao usuário da rede municipal de saúde.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

MATERIAS RELACIONADAS