[views count="1" print="0"]

Presidente da Caixa deve deixar o cargo após acusações de assédio

Presidente do banco é acusado de assédio por funcionárias da Caixa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília (DF) – O atual presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, deve deixar o cargo nos próximos dias, após ser acusado de assédio sexual por funcionárias da Caixa. Guimarães é investigado pelo Ministério Público Federal por assediar as vítimas, principalmente em viagens e hotéis em que a equipe do presidente da Caixa ficava hospedada.

O presidente do banco tomou posse em 3 de janeiro de 2019, indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Atualmente, Guimarães é um dos membros mais próximos do presidente Jair Bolsonaro, sendo frequentemente visto ao lado dele, seja em eventos oficiais do Governo Federal, ou nas transmissões ao vivo feitas pelo presidente.

Leia também: Governo do Amazonas inicia a entrega dos cartões Auxílio Estadual Enchente em Tefé

As informações foram publicadas inicialmente pelo portal “Metrópoles”, e a Caixa Economica Federal emitiu nota para o veículo de comunicação, onde nega o conhecimento das denúncias, mas que adota diversas medidas para combate a qualquer tipo de assédio.

Confira a nota enviada

“A Caixa não tem conhecimento das denúncias apresentadas pelo veículo. A Caixa esclarece que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio. O banco possui um sólido sistema de integridade, ancorado na observância dos diversos protocolos de prevenção, ao Código de Ética e ao de Conduta, que vedam a prática de ‘qualquer tipo de assédio, mediante conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça’.


A Caixa possui, ainda, canal de denúncias, por meio do qual são apuradas quaisquer supostas irregularidades atribuídas à conduta de qualquer empregado, independente da função hierárquica, que garante o anonimato, o sigilo e o correto processamento das denúncias. Ademais, todo empregado do banco participa da ação educacional sobre Ética e Conduta na Caixa, da reunião anual sobre Código de Ética na sua Unidade, bem como deve assinar o Termo de Ciência de Ética, por meio dos canais internos. A Caixa possui, ainda, a cartilha ‘Promovendo um Ambiente de Trabalho Saudável’, que visa contribuir para a prevenção do assédio de forma ampla, com conteúdo informativo sobre esse tipo de prática, auxiliando na conscientização, reflexão, prevenção e promoção de um ambiente de trabalho saudável.”

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário