Presidente do Garantido proíbe realização de eventos após artistas testarem positivo para Covid-19

presidente garantido eventos
A decisão do presidente Antônio Andrade foi divulgada na noite desta terça-feira (05 e deve durar por 60 dias. Confira mais detalhes
Por João Paulo Castro
Publicado em 05/01/21 às 21h06

Manaus – O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, determinou na noite desta terça-feira (5) o cancelamento de eventos do bumbá que cause aglomerações. A decisão acontece depois que artistas do boi da Baixa do São José foram diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).

Antônio Andrade determinou que, qualquer evento que produza aglomeração de pessoas, está proibido nos próximos 60 dias. Além disso, o presidente também estipulou que a marca ou nome do Boi-Bumbá Garantido não fosse usado em nenhum evento.

O gestor encarnado também proibiu a participação da figura do Boi Garantido em qualquer evento público. Ele reforçou que os torcedores e simpatizantes do bumbá se unam para combater a Covid-19.

Para o presidente do Garantido, o momento é de prevenção da doença. “É dever de todos os poderes constituídos e das organizações sociais e culturais para impedir a disseminação do vírus, bem como adotar todas as medidas administrativas para evitar um colapso no sistema de saúde”, informou.

Até o momento seis artistas do Boi Garantido testaram positivo para Covid-19, entre eles: os levantadores de toada Leonardo Castelo, David Assayag e Márcia Siqueira, os compositores Enéas Dias, Rafael ‘Marupiara’ e Rubens Alves, e a coordenadora de backing-vocal do bumbá, Roci Mendonça.

Recentemente a agremiação fez a live ‘Garantido no Teatro Amazonas’, mas o presidente Antônio Andrade ressaltou que seguiu todas as recomendações contra Covid-19.

Confira a decisão do presidente aqui.

Vacina

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM), informou durante entrevista coletiva que vai utilizar recursos próprios do município parar comprar uma vacina para imunizar moradores da Ilha Tupinambarana contra o coronavírus.

Ele afirmou que a compra da vacina vai acontecer se o Governo Federal não tomar nenhuma providência sobre o caso. “Estamos em uma verdadeira guerra contra o coronavírus. Não podemos esperar muito tempo para agilizar a vacinação dos parintinenses. Na ausência do Governo Federal, vamos comprar vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para imunizar nossa população”, disse.

Além disso, Bi Garcia anunciou mudanças nas medidas protetivas adotadas no município para conter o avanço da doença na Ilha Tupinambarana.

O toque de recolher terá duração das 22h até 5h da manhã e o município vai obedecer a decisão judicial imposta ao Governo do Estado do Amazonas, que restringe o funcionamento do comércio e demais atividades não essenciais.

As proibições impostas por decisão judicial ao Estado do Amazonas são: reuniões e festas, incluindo em condomínios; visita a pacientes com Covid-19; venda de produtos por ambulantes; consumo em restaurantes; funcionamento de bares (exceto os registrados como restaurantes); divulgação de liquidação na modalidade presencial e outras. As medidas são válidas até o dia 17 deste mês e estão previstas interdições e multas para estabelecimentos que descumprirem as normas.

Números

O boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que foram registrados 1.928 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 204.900 casos da doença no estado, sendo 84.310 é de Manaus e 120.590 do interior do estado.

Diante da situação, o Amazonas vive a “Fase Roxa” do Plano de Contingência no enfretamento à Covid-19, e atualmente conta com 1.106 pacientes internados, sendo 738 em leitos (271 na rede privada e 467 na rede pública), 349 em UTI (134 na rede privada e 215 na rede pública) e 19 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Parintins é o segundo município do interior com mais casos da doença, sendo 7.294 casos confirmados, e também ocupa o segundo lugar no ranking de mortes por Covid-19, com 164 ao todo.  

Foto: Divulgação

Leia também: Produtor musical do Boi Garantido tem 50% do pulmão atingido por causa da Covid-19

presidente garantido eventos

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap