[views count="1" print="0"]

Prisão de Daniel Silveira pode fortalecê-lo politicamente ao longo do tempo se ele não for cassado, afirma cientista político

O cientista político Helso Ribeiro comenta que a prisão de Daniel Silveira pode fazer com que o deputado herde a base eleitoral de Bolsonaro
Prisão de Daniel Silveira pode fortalecê-lo politicamente ao longo do tempo, afirma cientista político
Prisão de Daniel Silveira pode fortalecê-lo politicamente ao longo do tempo, afirma cientista político

Manaus – A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) expedida por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e mantida nesta quinta-feira (18) pelo juiz auxiliar Airton Vieira após audiência de custódia, pode fortalecer Silveira com o apoio da base conservadora a longo prazo. É o que analisa o cientista político Helso do Carmo Ribeiro Filho.

O congressista está preso desde a noite da última terça-feira (16), depois de ter gravado um vídeo em que proferiu duras críticas, com palavreado pesado, aos ministros do STF, interpretadas pela Suprema Corte como risco de manutenção da ordem democrática e levando o ministro Alexandre de Morais a citar a Lei de Segurança Nacional.

O cientista político Helso Ribeiro comenta que o evento projeta Daniel Silveira a nível nacional a toda base conservadora e que pode fortalecer politicamente o deputado futuramente.

“Daniel Silveira era um deputado de baixo clero que não tinha nenhuma projeção nacional. Sua prisão o projeta nacionalmente para toda base aliada de Bolsonaro e ele poderá herdar essa influência dependendo do que possa acontecer”, revela.

“Se ele não for cassado, há grandes chances de Daniel Silveira ser eleito governador ou senador do Rio de Janeiro, justamente porque ele irá herdar os eleitores bolsonaristas que gostam da postura ‘daquele cara que peita, truculento, que vai pra cima’, característica que não se encontra tanto nos filhos de Bolsonaro, mas que ajudaram o presidente se eleger no início de sua vida política. Inclusive, Silveira consegue passar uma mensagem muito mais clara e persuasiva que o próprio Bolsonaro, mesmo truculento, sendo mais preparado que o presidente no quesito retórico.”, ressalta Ribeiro.

Por outro lado, Ribeiro também salienta Daniel Silveira possa ficar isolado e ser excluído do jogo político antes de angariar tal influência, algo parecido com que aconteceu com a ativista Sarah Winter.

“Todos os ministros, inclusive o ministro indicado por Bolsonaro, mantiveram a decisão do Alexandre de Morais pela prisão do Daniel Silveira. A Câmara Federal, tenderá a seguir o mesmo viés, por conta das ‘manchas de corrupção’ que muitos do centrão têm e que podem ser usadas pelo STF em retaliação, caso apoiem Silveira. O próprio filho do presidente também pode ser investigado, então é mais provável que tanto Bolsonaro, quanto a Câmara de Deputados, deixem Silveira isolado.” reflete o cientista político.

Leia também: Prisão do deputado Daniel Silveira é mantida após audiência de custódia

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário