Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

9 de agosto, 2022

Professor José Aldemir, ex-reitor da UEA, morre vítima de infarto

Foto: Divulgação

O professor José Aldemir, ex-reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), faleceu na última quinta-feira (21) vítima de um infarto em Manaus.

Ele estava fazendo um tratamento contra um câncer em Portugal, mas ele retornou para a capital amazonense em outubro desse ano e sofreu um infarto nessa semana.

José Aldemir foi reitor da UEA de 2010 a 2011. Em nota, a instituição “se solidariza com a família e amigos do ex-reitor e lamenta essa perda irreparável, confiando que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor em fé e esperança”.

O velório do professor acontece nesta sexta-feira (22) na Funerária Canaã, localizada na avenida Major Gabriel, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus.

As últimas homenagens devem acontecer até Às 14h30 e o sepultamento dele vai acontecer no Cemitério Nossa Senhora de Aparecida, situado no bairro Tarumã, zona Oeste da capital.

Trajetória

José Aldemir foi doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e era professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De 2003 a 2013 esteve presente na gestão de Ciência e Tecnologia como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e logo em seguida foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Ele foi professor nos cursos de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e em Geografia, ambos sendo realizados na Ufam. Também foi líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Napecab).

Sua carreira foi baseada na Amazônia e na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional.

Lançamento de livro

No ano de 2019 José Aldemir lançou um livro intitulado “Manaus de dois rios. Gentes e Matas: literatura e geografia de sentimentos”.

Da Redação

MATERIAS RELACIONADAS