Quem assume a bronca? Saída de David Assayag provoca discussões na escolha por substituto

david assayag saída
Patrick Araújo, Paula Gomes, Ericson Mendonça e Gilson Matos são cotados para assumir o lugar deixado por David Assayag. Saiba mais
Por João Paulo Castro
Publicado em 26/10/20 às 02h23

Manaus A saída do levantador de toadas David Assayag do quadro de itens oficiais do Boi Caprichoso ainda vem rendendo diversas discussões, principalmente nas redes sociais. O presidente da agremiação, Jender Lobato, afirma que tentou reverter a situação, mas sem sucesso.

“Nós tentamos de todas as formas conversar, sempre fui muito respeitoso com nossos artistas e queria entender a situação. Infelizmente faltou profissionalismo do outro lado”, comenta.

David Assayag foi anunciado como reforço do Boi Caprichoso após o Festival Folclórico de Parintins de 2009, estreando no Bumbódromo no item levantador de toadas em 2010. O cantor conquistou cinco títulos durante 11 anos no lado azul.

Favoritos

Com a saída de David Assayag, iniciou a discussão sobre a pessoa que vai assumir a vaga deixada pelo cantor. O nome de Patrick Araújo, sobrinho de Sebastião Júnior e recém-contratado da agremiação, é apontado como favorito para assumir a vaga.

Patrick Araújo era considerado uma revelação no Boi Garantido e vinha se destacando em festivais na Região Amazônica, entre eles, o Festribal de Juruti, pela Tribo Muirapinima. Ele fez sua primeira aparição com a camisa azulada durante a live em comemoração aos 107 anos de fundação do Boi Caprichoso no Teatro Amazonas.

Patrick Araújo pela Tribo Muirapinima em 2019 – Foto: Wigder Frota

Durante live no último domingo (25), Jender Lobato afirmou que o Boi Caprichoso estuda a possibilidade de colocar uma cantora para assumir o lugar de David Assayag. O nome colocado em pauta foi de Paula Gomes, que canta nos ensaios e também soma participações no Bumbódromo.

Além da bela voz, Paula Gomes chama atenção pela beleza inconfundível da mulher negra. Em maio deste ano ela foi uma das entrevistada pelo Portal Tucumã para um especial sobre o Dia Internacional da Mulher.

Paula Gomes pelo Boi Caprichoso em 2019 – Foto: Daniel Brandão

O cantor Ericson Mendonça, popularmente conhecido como Erinho, também surge como opção para substituir David Assayag. Embora não seja muito conhecido pela torcida do Boi Caprichoso, ele gravou uma toada do bumbá no CD de 2019, surpreendendo pelo seu timbre de voz.

Erinho é famoso por ser o cantor oficial da Ciranda Flor Matizada, de Manacapuru, e o peixe Cardinal, de Barcelos.

Ericson Mendonça pelo Cardinal em 2020 – Foto: Wigder Frota

O cantor Gilson Matos também está na disputa para assumir vaga deixada por David Assayag. Ele cantava no Boi Garantido, mas chegou para o lado azul em 2019.

Gilson participa dos ensaios do bumbá em Parintins e constantemente participa de outros eventos da agremiação. O presidente Jender Lobato deve fazer a escolha em breve.

Arleison Cruz durante ensaio do Boi Caprichoso – Foto: Divulgação

Polêmicas

Apesar da carreira respeitada, a passagem de David Assayag no Boi Caprichoso é marcada por polêmicas e contradições. No ano de 2013, quando Joilto Azedo foi eleito como presidente da agremiação, David Assayag viva em constante rota colisão com a diretoria.

Em 2016, o artista e o então mandatário tiveram uma desavença. Azedo fez um desabafo sobre o Assayag durante entrevista em uma rádio de Parintins.

“Ele (David) vá fazer pras ‘negas’ dele. Ele vai me respeitar (…) Para ele ganhar ano passado a gente contratou um maestro para acompanha-lo durante quatro meses”, comentou Azedo na época.

A gestão de Joilto Azedo terminou em 2016, sendo sucedido pelo empresário e hoje candidato a vereador de Parintins, Babá Tupinambá. O primeiro ano de gestão, em 2017, não teve polêmicas, mas 2018 e 2019 houve inúmeras discussões.

Em 2018, David Assayag por pouco retornou para o Boi Garantido após reunião com o presidente Fábio Cardoso. Mas não houve negociação entre as partes e o artista continuou no azul.

O ano seguinte, final da gestão de Babá Tupinambá, também não foi um mar de rosas. David Assayag alegou falta de valorização e teve problemas de saúde dias antes do festival, o que prejudicou seu desempenho na arena, além da falha no som.

Pronunciamento

David Assayag irá se pronunciar na tarde desta segunda-feira (26) sobre a saída de item oficial do Boi Bumbá Caprichoso. A informação foi confirmada por Kesia Pacheco, que trabalha junto com o artista.

Segundo ela, o pronunciamento de David Assayag está marcado para acontecer às 17h, nas redes sociais do cantor.

Fotos: Divulgação e Arleison Cruz

david assayag saída

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap