[views count="1" print="0"]

Rodrigo Pacheco derrota Simone Tabet e se torna presidente do Senado

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceu a eleição com 57 votos. Ele vai assumir o lugar de Davi Alcolumbre (DEM-RR) no Senado Federal
Rodrigo Pacheco

Manaus – O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito como novo presidente do Senado Federal na tarde desta segunda-feira (1°) após longa votação. Ele vai assumir a casa no próximo biênio no lugar de Davi Alcolumbre (DEM-RR).

Rodrigo Pacheco venceu a disputa com 57 votos a favor contra 27 votos de Simone Tabet (MDB-MS). Em seu discurso, o novo presidente do Senado defendeu a união dos parlamentares, o diálogo e a busca do consenso entre os poderes.

Inicialmente cinco senadores estavam disputando a cadeira da presidência, no entanto, apenas Simone e Rodrigo chegaram na “final”. Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olímpio (PSL-SP) desistiram da vaga. O trio de senadores resolveram apoiar Simone Tebet na corrida pela Presidência do Senado.

Rodrigo Pacheco foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e por Davi Alcolumbre e até mesmo por membros do PT. Ele vai comandar a casa pelo próximo biênio por um crescimento sólido de apoios a Pacheco por meio da articulação de Alcolumbre, alianças entre partidos de diferentes ideologias e acusações de interferência do Palácio do Planalto.

Em campanha pela Presidência do Senado, Pacheco teve algum destaque quando deputado federal ao comandar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados durante o processo de cassação de Eduardo Cunha. Mas, no Senado, ele tem tido uma atuação discreta, com foco nos bastidores.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Leia também: Wilson Lima destaca diálogo com a Aleam em favor de propostas que atendam necessidades da população

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário