[views count="1" print="0"]

‘Não serei vereador de um seguimento apenas’, dispara Rodrigo Ramos

"Você sempre é orientado a ter um segmento ou uma área específica. Eu tomei uma decisão, mesmo que isso seja um erro", declara Rodrigo Ramos, irmão do deputado federal Marcelo Ramos

O advogado Rodrigo Ramos (PTB), pré-candidato a vereador na cidade de Manaus, participou, na tarde desta sexta-feira (3), do Programa Resenha Política, do Portal Tucumã, e falou sobre o cenário político local e nacional. Na ocasião, ele comentou projetos voltados às eleições municipais de 2020, em que concorrerá como vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro.

Sobre a decisão de participar pela primeira vez de um pleito eleitoral, Rodrigo Ramos falou da experiência adquirida durante o acompanhamento de campanhas realizadas pelo irmão, o deputado federal Marcelo Ramos (PL), e tudo passou a fluir de forma natural.

“Eu vivo nesse meio político e a política está enraizada na minha vida, na minha família, por meio do meu irmão. Eu iniciei muito lá atrás, sempre o acompanhei, mas sempre nos bastidores. Claro, lógico, sempre participei de forma ativa nas campanhas, visitando a cidade de Manaus, conhecendo as lideranças e as pessoas. Então, foi algo muito natural essa intenção de ser vereador na cidade de Manaus”, disse.

Rodrigo Ramos disse que não quer entrar na Câmara Municipal de Manaus para ser vereador de apenas um bairro ou de uma causa, mas sim para atuar em defesa do interesse dos cidadãos de toda Manaus. “Você sempre é orientado a ter um segmento ou uma área específica. Eu tomei uma decisão, mesmo que isso seja um erro estrategicamente. Não serei vereador do futebol, da música, mas sim de Manaus. Quero ser vereador da cidade, e isso inclui todos os bairros de Manaus. Vou me aprofundar em todos os temas”, declarou.

Diferentemente do irmão, Rodrigo se apresenta como pré-candidato por outra sigla e fala dos motivos que o levaram a escolha de outro partido.

“O PL fez movimentos na janela partidária, movimentos estes legítimos. Não tenho qualquer questionamento quanto à direção do PL, e veio muitos nomes, salvo engano quatro ou cinco vereadores que migraram para o PL. No meu entendimento político-partidário, as minhas condições e viabilidades de almejar e alcançar meus objetivos ficaram muito mais difíceis”, ressaltou.

Avaliação de nomes na política

No quadro que avalia nomes políticos do cenário local e nacional, com notas de 1 a 3, conforme a afinidade política do entrevistado, Rodrigo Ramos avaliou com a maior nota o irmão Marcelo Ramos e outras figuras da política que já ocuparam o cargo de governador do Estado e também atuaram no legislativo.

Completam a lista o diretor do PL no Amazonas, o ex-deputado federal Alfredo Nascimento, o ex-governador do Estado, Amazonino Mendes, o também deputado federal Bosco Saraiva, o ex-deputado estadual e ex-líder na Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida, a líder do governo no legislativo, deputada estadual Joana Darc, e o deputado estadual Saullo Viana.

Já com a nota média, nomes com quem poderia ter uma possível parceria, o pré-candidato a vereador elencou os nomes da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), o prefeito de Manaus, Arthur Neto – pela história política -, o então vereador Chico Preto (DC), a ex-secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, o senador Eduardo Braga (MDB), o deputado Felipe Souza (Patriota), o presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB), o vice-prefeito Marcos Rotta (DEM), o senador Omar Aziz (PSD) e o governador Wilson Lima (PSC) – com a observação de que Rodrigo acredita que tem bom coração.

Com a menor nota (1), foram citados o deputado federal Capitão Alberto Neto, a ex-secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Carol Braz, o pré-candidato a prefeito pelo Patriotas, Coronel Menezes, o advogado Francisco Balieiro, o ex-deputado federal Hissa Abrahão e o deputado federal José Ricardo (PT). Vanessa Grazziotin recebeu avaliação negativa de menos um (-1) e o professor Jonas (PSOL), teve o nome citado mas não foi avaliado, por conta de Rodrigo não conhecê-lo.

Para o presidente Jair Bolsonaro, Rodrigo Ramos deu nota dois, porém observou que a nota é pela história política, porém ele disse que o presidente é muito “radical”, falando da postura e tomadas de decisão que o presidente têm em diversas situações.

Trajetória

Rodrigo Ramos Rodrigues é amazonense, natural do município de Manaus, nasceu há 38 anos e é filho de dona Graça (professora) e seu Umberto (servidor público). Ainda muito criança, com a partida prematura do pai, Rodrigo logo saberia aonde queria chegar. Toda a sua formação escolar foi no Colégio La Salle, onde absorveu valores cristãos e éticos que o levariam a cursar Direito na Universidade Paulista.

Ainda durante a vida acadêmica, trabalhou como vendedor em uma grande loja de departamentos enquanto afinava seu dom para a música, na Banda Frenesi, além de estágios importantes para a carreira em Direito. Afinal, queria ajudar a mãe viúva com quatro filhos para criar.

Foi no seio dessa família que o advogado superou todas as dificuldades. Com muito estudo e trabalho nasceu o menino inconformado com a injustiça social. Sua causa: os anseios dos mais humildes. Seu compromisso: a verdade. Depois de formado, foi assessor no gabinete do procurador-geral do município e logo montou seu próprio escritório jurídico, onde atua até hoje na área cível e defendendo os direitos dos trabalhadores.

Com o espírito empreendedor, se tornou sócio de uma empresa de eventos. Aperfeiçoou seus estudos em duas pós-graduações: direito civil e processo civil e atualmente cursa MBA em licitações e contratos públicos. Casado com Aline Pereira Cardoso Ramos, é pai de Benício Cardoso Ramos, de 3 anos.

O interesse pela política foi uma consequência natural da convivência e do apoio ao irmão Marcelo Ramos, uma referência para ele. Coordenou as campanhas do irmão como candidato a prefeito de Manaus, em 2016, e para deputado federal, em 2018. Atuante, junto à Ordem dos Advogados do Brasil, é membro da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da OAB-Seccional Amazonas.

Confira a entrevista na íntegra

Edição: Isac Sharlon

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário