[views count="1" print="0"]

“Sabedoria e conhecimento resumem esse grande artista”, diz produtor musical sobre o compositor Emerson Maia

O produtor musical Leonardo Pantoja concedeu uma entrevista exclusiva para o Portal Tucumã falando sobre Emerson Maia.
emerson maia produtor

Manaus – A morte do compositor Emerson Maia, aos 66 anos, gerou uma intensa repercussão no cenário da cultura amazonense. Responsável pela toada ‘Lamento de Raça ‘ e outras poesias que marcaram a história do Festival de Parintins, Emerson construiu um legado voltado pela defesa da floresta amazônica.

Diversas pessoas se manifestaram para falar sobre Emerson Maia, um deles foi o produtor musical Leonardo Pantoja, que trabalhou no último álbum do compositor em 2019, intitulado como ‘Poeta da Amazônia’.

Leonardo contou ao Portal Tucumã um pouco sobre a convivência ao lado de Emerson Maia e disse que o compositor se emocionou com o resultado final do CD.

“Ele é uma referência, não só para mim da nova geração, mas também da geração passada. O Emerson era uma pessoa humilde e muito amiga. A produção do último CD dele foi sob minha responsabilidade. Foi um projeto grandioso, vai ficar um aprendizado para mim. Conhecimento resume Emerson Maia”, relembra Leonardo.

O produtor diz que Emerson Maia partiu para o “panteão dos deuses da toada” se solidarizou com os familiares do compositor.

Leonardo Pantoja foi revelado pela Escolinha de Artes Irmão Miguel de Pascale, do Boi Caprichoso. Ele possui conhecimento em diversos instrumentos musicais, como violão, charanga, guitarra e teclado. Atualmente ele faz parte do quadro de compositores do boi azul.

Homenagem

Na última sexta-feira (14) o levantador de toadas do Boi Caprichoso, David Assayag, fez uma homenagem para Emerson Maia no Teatro Amazonas no estilo voz e violão.

Ele relembrou toadas como ‘Lamento de Raça’ e ‘Flor de Tucumã’, pelo Garantido, e ‘Caprichoso: Um Canto Novo de Esperança’ e ‘Fumaça de Ervas’, pelo Caprichoso.

Durante entrevista ao Portal Tucumã, David Assayag contou que conhecia Emerson Maia desde 1988 e diz que o legado do artista jamais será esquecido.

“Ele deixou um grande legado para nós e sua obra nunca vai morrer. Conheço o Emerson Maia desde 1988, tínhamos uma amizade muito grande. Fui levantador de toadas do Garantido depois dele. O Amazonas perde um grande homem e um grande artista, jamais será esquecido”, comenta o cantor.

Foto: Divulgação/SEC

Manifestações

O Boi Caprichoso, em nome do presidente Jender Lobato e do vice-presidente Karu Carvalho, se manifestou através das redes sociais sobre a morte de Emerson Maia.

Em nota, a diretoria do boi azul falou que Emerson sempre exaltou a beleza da floresta amazônica e tinha uma voz imponente.

“Um poeta que sempre exaltou a beleza da floresta, dos rios e de todo o seu ecossistema. Foi uma voz atuante na defesa da Amazônia Hoje mata se cala para homenagear um dos nomes mais importantes da toada e do Festival de Parintins”, disse a nota.

A diretoria do Boi Garantido, em nome do presidente Fábio Cardoso e do vice-presidente Messias Albuquerque, se solidarizaram com os familiares de Emerson Maia nesse momento de dor.

“A história de Emerson Maia está entrelaçada com o que há de mais lindo na relação de um verdadeiro torcedor com seu Boi Bumbá amado. O nosso profundo lamento, solidariedade a família do nosso poeta”, reitera.

SAIBA MAIS:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário