Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

7 de agosto, 2022

Saiba quem é Arthur do Val, deputado cassado por ofender ucranianas

Ouça o áudio em que 'Mamãe Falei' diz que as ucranianas 'são fáceis porque são pobres'
(Foto: Reprodução)

São Paulo (SP) – A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (12) o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar.

Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP). O processo contra o deputado foi aberto após áudios machistas sobre refugiadas ucranianas terem vazado no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país.

“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, disse o deputado em áudio enviado em um grupo de mensagens.

Conhecido como “Mamãe Falei”, Arthur do Val foi segundo candidato mais bem votado de São Paulo e continuou trabalhando com o que o elevou ao posto de político-celebridade e que se tornou seu segundo sobrenome: o canal “Mamãe, Falei”, no YouTube.

Enquanto nas urnas Arthur do Val obteve 478.280 votos, na plataforma online são mais de 2,6 milhões de inscritos que acompanham os vídeos.

Sua produção menos popular tem 61 mil visualizações —o registro de uma entrevista com o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo). A de maior sucesso foi vista por mais de 4 milhões de pessoas e mostra Arthur em uma manifestação petista a favor da absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ​

O primeiro vídeo do canal Mamãe Falei, de junho de 2015, questionava o currículo das escolas. “Acho um absurdo a gente ter uma grade tão técnica e não ensinar coisas básicas da vida cotidiana. Hoje, um aluno do terceiro colegial vai prestar um vestibular e sabe o que é uma mitocôndria, e, na hora de votar, não sabe a diferença entre um deputado e um senador. Nós não aprendemos política.”

Arthur cursou engenharia química até o décimo semestre, diz que aprendeu política “100% na prática”.

O deputado tem declarado um apartamento, depósito bancário em conta corrente no país e outras participações societárias somando o valor de R$ 550.224 mil.

Ouça o áudio que levou a cassação de Arthur do Val, o Mamãe Falei:

MATERIAS RELACIONADAS