sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Santos enfrenta técnico que já ganhou jogo de Libertadores ‘de home office’

Ele acompanhou Estudiantes de Mérida x Alianza Lima da sua casa, pela TV, enquanto um assistente comandava a equipe no campo
Especial Publicitário

O Santos estreia hoje (9) na Copa Libertadores 2021, às 19h15 (de Brasília), na Vila Belmiro, contra o Deportivo Lara. Enquanto o time brasileiro ainda se adapta aos métodos e gostos de Ariel Holan, do lado venezuelano acontece o mesmo com o recém-chegado Martín Brignani, o treinador que ganhou um jogo “do home office” no ano passado.

Brignani é técnico desde 2018, quando começou no também venezuelano Estudiantes de Mérida. A equipe fez boa temporada no ano seguinte e foi à Libertadores 2020, na qual pegou Nacional (URU), Racing Club (ARG) e Alianza Lima (PER) na fase de grupos. No segundo jogo, o primeiro da volta da competição em meio à pandemia, o técnico comandou o time a mais de 8.000 km de distância.

Brignani fez quarentena na Argentina, seu país natal, e devido às restrições de deslocamento não conseguiu voltar à Venezuela. Apartado do jogo, o jeito foi acompanhar Estudiantes de Mérida x Alianza Lima da sua casa, pela TV, enquanto um assistente comandava a equipe no campo. Como se pode imaginar, não foi nada fácil.

“Um minuto antes de as equipes entrarem [em campo], a internet caiu”, contou Brignani no dia seguinte. “Felizmente, pudemos solucionar e me restou comandar à distância. Pela TV pude ver coisas que talvez não visse da linha lateral, e vice-versa”, afirmou.

Ele diz ter tido à disposição “um computador para ver as estatísticas, um telefone conectado com a comissão técnica no estádio e outro telefone com um assistente que observava o jogo da arquibancada, do alto”, um arranjo todo elaborado que no final acabou dando certo.

Em campo, o Estudiantes venceu de virada e com contornos épicos. Tomou dois gols seguidos do Alianza no começo do segundo tempo; diminuiu depois de duas substituições certeiras; empatou após mais duas substituições; e virou, aos 52 minutos. Dois dos reservas deram assistências. Foi a primeira vitória do time na Libertadores em 18 anos.

Desde que assumiu o Deportivo Lara, em janeiro, Brignani fez muitas mudanças: três titulares da defesa deixaram o clube e nove reforços chegaram. Por tudo isso, até os analistas de desempenho do Santos tiveram dificuldades em estudar o adversário. Após três amistosos em fevereiro, o time venezuelano estreia oficialmente em 2021 na Vila Belmiro.

Holan x Brignani

Os dois técnicos argentinos nunca se enfrentaram. Isso porque Brignani só trabalhou na Venezuela —primeiro no Estudiantes, agora no Deportivo Lara—, enquanto Holan foi da Argentina para o Chile e atualmente está no Brasil.

Na comparação de currículos, o santista tem muito mais experiência e glórias: técnico desde 2015, já levou a Sul-Americana e um Chileno. Já Brignani não tem título como treinador. Ele esteve a cinco minutos de ser campeão venezuelano com o Estudiantes, em 2019, mas um gol sofrido no final lhe custou a taça.

Com informações do UOL.

Foto: Reprodução

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata