sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Sede do Nacional FC pode ser considerada patrimônio histórico e cultural de Manaus

Com 107 anos de fundação, o Nacional Futebol Clube é considerado um dos times mais tradicionais na história do futebol amazonense
Especial Publicitário
nacional fc tombamento

Manaus – A sede do Nacional Futebol Clube, localizado na rua São Luís, 230, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, pode ser considerada como patrimônio histórico e cultural da cidade nos próximos dias.

Um projeto de autoria da vereadora Professora Jacqueline (Podemos) foi aprovado pela Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na última quarta-feira (15).

Com 107 anos de fundação, o Nacional FC é considerado um dos times mais tradicionais do futebol manauara. Segundo a parlamentar, a ideia do projeto é reconhecer a importância do clube.

“A sede do Nacional que ficou conhecida há décadas pelo incentivo ao esporte profissional e amador deve ter uma conservação estética, histórico e natural do imóvel”, falou a vereadora com bastante entusiasmo. O projeto foi encaminhado para sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB).

Atual elenco do clube – Foto: João Normando/Nacional FC

Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito, fica vedado por Lei a demolição e a descaracterização da edificação, sendo admitida a utilização da mesma apenas para fins educacionais, artísticos, históricos e/ou culturais.

Honra e satisfação

Nazareno Melo, atual presidente do Nacional FC, disse ao Portal Tucumã que recebe a notícia com muita felicidade. Para ele, o clube tem uma participação importante na vida de cada torcedor do Leão da Vila Municipal.

“É com grande honra e satisfação que recebemos a aprovação do projeto. Aproveitamos para agradecer a vereadora Jacqueline. O Nacional Futebol Clube tem um valor imensurável para todos os nacionalinos e, sem dúvida nenhuma sua história se confunde com a do Estado do Amazonas”, disse.

Jeferson Fantin, torcedor apaixonado pelo clube, comemorou a notícia e ainda aproveitou para cutucar o rival.

“O Nacional FC é ícone na cidade de Manaus. Eu vejo esse tombamento da sede com bons olhos. Sou a favor. Aquela ‘sedezinha’ do São Raimundo foi tombado, então, nada mais justo que reconhecerem nossa sede do Leão, o maior símbolo da capital”, falou.

Jefferson acompanha o Nacional há 43 anos – Foto: Arquivo pessoal

Ele contou ao Portal Tucumã que sua melhor recordação foi entrar no Estádio Vivaldo Lima (hoje Arena da Amazônia) em 1984. “Se não me engano era um jogo contra o Palmeiras. Fui assistir junto com o meu pai, eu tinha apenas sete anos de idade. Desde lá, nunca esqueci esse grande momento. Levo comigo para sempre”, contou com bastante nostalgia.

Trajetória

O Nacional FC foi fundado em 1913 a partir do extinto Manaós Sporting. O capitão do time, Manuel Fernandes da Silva (Fernandinho), teve um desentendimento com o presidente da época, Egard Melo Freitas.

Ele saiu do Manaós e teve o apoio de José Marçal dos Anjos. Com isso, criaram a Associação Esportiva Eleven Nacional (que hoje é o Naça). O Nacional deu seus primeiros passos em uma residência localizada na avenida Sete de Setembro, ao lado da antiga sede da Prefeitura de Manaus, no Centro da capital.

Em 1914, quando a equipe estreou pela primeira vez no Campeonato Amazonense de Futebol, sua primeira sede social foi instalada na gestão de presidente José Onando Mendes e do vice, Coronel Leopoldo Matos, na avenida Epaminondas, também no Centro.

Já com o nome de Nacional Futebol Clube, a equipe se transferiu para Rua São Luiz, Vila Municipal Adrianópolis Zona Sul de Manaus.

Nacional na década de 1970 (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Elenco do Nacional FC nos anos 1970 – Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O clube acumula diversos títulos no cenário do futebol amazonense. Com 43 troféus, o Nacional é considerado o maior campeão do campeonato estadual. Além disso, o clube tem um título da Copa Rei, realizada no Marrocos em 1984, e a Taça Pacto Amazônico, em 1981.

Entre os anos 70 e 80, o Nacional fez parte do Campeonato Brasileiro Série A, considerada elite do futebol brasileiro. O Leão ficou na Série A de 1972 a 1982 e de 1984 a 1986.

Foto: Divulgação

Leia também: Fifa divulga datas da Copa do Mundo de 2022, no Catar

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata