[views count="1" print="0"]

Amazônia: Braga cobra segurança nas fronteiras e Plínio fala em ‘direito ao desenvolvimento’

Plínio Valério defendeu que o Amazonas tem direito ao desenvolvimento e Eduardo Braga ressaltou que a Segurança nas Fronteiras é um tema urgente e deve ser encarado de frente
Amazônia
Amazônia

Manaus – O vice-presidente da república general Hamilton Mourão participou, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (9), de discussão com grandes investidores estrangeiros para mostrar o que tem sido feito para aumentar a proteção da Amazônia. Na ocasião, os senadores do Amazonas, Eduardo Braga e Plínio Valério, comentaram sobre a possibilidade de novos investimentos no meio ambiente.

Embora satisfeitos com o discurso do general Hamilton, os empresários deixaram claro que precisam de resultados concretos para garantir novos investimentos. Ainda durante o encontro, Mourão pediu aos participantes que financiassem projetos na área de meio ambiente no Brasil.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se manifestou sobre o tema em seu Twitter e disse que os investidores querem fazer da Amazônia um ‘Jardim Botânico’.

“O general Mourão teve um encontro com dezenas de grupos aí, que vive criticando a Amazônia e que fizeram uma nota dizendo que querem ajudar criticando, mas querem ajudar. Eu sei que o general Mourão vai mostrar a essa gente que a Amazônia não pode ser o Jardim Botânico como eles querem. E que para preservar a Floresta tem que preservar o homem, isso aqui não é Jardim Botânico”, disse o senador em vídeo.

O parlamentar falou sobre a questão da preservação da Amazônia e que os investidores querem deixar uma ‘pobreza sustentável’ a região.

“O que eles querem na realidade, com essa preservação – que eles chamam de ‘sustentável’ – é uma ‘pobreza sustentável’, uma ‘miséria hereditária’. Nós temos direito ao desenvolvimento”, defende Plínio Valério.

Plínio disse ainda que essa ajuda tem que ser feita de forma clara e que em sua opinião tudo isso não passa de ‘balela’. “Isso tem que ficar bem claro, se eles querem ajudar tem que ser provado agora, como não ajudaram na pandemia. Eles vão ter que aprender o que é Amazônia e a gente vai querer saber se tudo é ‘balela’ ou não. Eu acho que é ‘balela’, mas, enfim, temos que continuar acreditando”, finalizou.

Planejamento

Já o senador Eduardo Braga, líder do PMDB no Senado, acredita que todos os investimentos são válidos, mas que é necessário um planejamento dos recursos para alcançar ‘os povos da floresta’.

“Todos os esforços do governo federal para atrair investimentos internacionais para a Amazônia são válidos e extremamente bem-vindos. Agora, tem que haver planejamento correto para aplicação desses recursos, principalmente para que gerem benefícios direitos aos povos da Amazônia, como os nossos ribeirinhos, por exemplo, que são os guardiões das nossas florestas. A questão da segurança nas nossas fronteiras é um tema urgente e deve ser encarado de frente, mas para isso precisamos de investimentos em equipamentos e pessoal”, comentou o senador, em breve entrevista com a redação do Portal Tucumã.

Procurado pela redação do Portal, o senador Omar Aziz (PSD-AM) ainda não se pronunciou sobre o tema.

Leia mais: MP de incentivo à cultura vai liberar R$ 3 bilhões ao setor

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário