[views count="1" print="0"]

Servidores da Câmara de Anamã ficam com salário atrasado após problemas bancários

O pagamento dos servidores teria atrasado após o dinheiro ter sido usado em uma aplicação de rendimento de juros bancário que não permitia o saque imediato
Servidores da Câmara de Anamã ficam com salário atrasado após problemas bancários
Servidores da Câmara de Anamã ficam com salário atrasado após problemas bancários

Servidores da Câmara municipal de Anamã, cidade do interior do Amazonas, distante a 168 km de Manaus, ficaram com seus salários referentes ao mês de fevereiro atrasados, o que acabou gerando desconfiança sobre o cuidado com o dinheiro público municipal.

Ontem (4), a presidente da câmara de Anamã, a vereadora Jessica Conegundes (Republicanos), revelou ao Portal Tucumã que conseguiu realizar o pagamento dos servidores da Câmara na última tarde. Segundo alega a vereadora, o dinheiro ficou retido após problemas com a instituição financeira, o que gerou os atrasos.

Uma fonte de Anamã, que não quis se identificar, declarou que o atraso do dinheiro aconteceu após um dos responsáveis pelo pagamento aos servidores ter aplicado o saldo para que rendessem os juros durante o tempo vago até a data do pagamento. No entanto, a administração não se atentou à data de retirada, o que acabou prendendo o dinheiro no banco e gerou o atraso.

De acordo com artigo 22 e parágrafo 2° da Lei orgânica do município, o é de competência da Presidente da Casa, requisitar os valores e autorizar os pagamentos dos mesmos a todos os servidores, para que sejam pagos no dia 20 de cada mês corrente, de acordo com o repasse feito pelo prefeito do município.

A Câmara Municipal de Anamã, é composta por nove vereadores, atualmente presidida pela vereadora Jessica Conegundes, que com apenas 24 anos de idade é detentora do seu primeiro mandato, eleita no último pleito em 2020 pelo Republicanos, assume desde de então um papel de extrema responsabilidade e importância para o poder legislativo daquele município.

O poder legislativo, tem autonomia administrativa e financeira sobre o repasse do montante que são pagos em duodécimos a Câmara Municipal e que fica a disposição da presidente, em sua total responsabilidade e que devem serem utilizados unicamente para pagamentos de despesas da casa legislativa e pagamentos dos vencimentos dos servidores e vereadores.

O que é o Duodécimo ?


É a repartição em 12 do valor a ser repassado à Câmara Municipal, durante todo o ano (exercício financeiro: 01 de janeiro a 31 de dezembro). Assim, cada mês recebe 1/12 (um doze avos) do total previsto.

Fomos relatados que é a primeira vez que esse tipo de atraso acontece no município de Anamã, que não se teve registros como esses de atrasos anteriormente.


Foto: Divulgação

Leia também: Após destinar emendas de R$ 2,5 milhões para Humaitá e Manicoré, Roberto Cidade vai conferir aplicação dos recursos

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário