[views count="1" print="0"]

Site do Ministério da Saúde sofre ataque e dados do ConecteSUS são afetados

Grupo informa em mensagem que está sob o poder de 50 TB de dado
Site do Ministério da Saúde sofre ataque e dados do ConecteSUS são afetados
Divulgação

O site do Ministério da Saúde continua fora do ar na manhã desta sexta-feira, (10). O acesso à pagina foi interrompido na madrugada, próxima da 1h, quando uma mensagem do grupo LAPSU$ GROUP apareceu no lugar da tela inicial informando que todos os dados internos foram copiados e excluídos, pedindo um resgate para que as informações sejam devolvidas.

O ataque hacker também afeta os dados da vacinação contra Covid-19 presentes no ConecteSUS, que ao ser acessado mostra a mesma mensagem. Sites e programas ligados à pasta também estão fora do ar. O grupo afirmou que está em posse de 50 TB de dados. Até às 8h30 desta sexta-feira, a página da Saúde continua indisponível, embora a mensagem do LAPSU$ GROUP não apareça mais.

Nas redes sociais, a queda do ConecteSUS é o assunto mais falado entre os usuários do Twitter. Eles pedem explicações da pasta sobre os dados copiados e as ações feitas para recuperar o serviço. “O maior problema da invasão do ConecteSUS nem é o fato de que as informações sobre as vacinas sumiram (podemos usar a carteirinha do posto) mas, sim, o de que os dados pessoais de todo mundo estão nas mãos de sabe-se lá quem”, escreveu um internauta. Até o momento, o ministro Marcelo Queiroga não se manifestou sobre o ataque hacker

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário