Suspeitos de envolvimento em assaltos a agências bancárias são presos em Manaus

Os suspeitos praticaram, entre os meses de julho a setembro deste ano, quatro furtos em agências bancárias de Manaus
Por André Meirelles
Publicado em 23/10/20 às 05h11

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), cumpriu, na tarde desta quinta-feira (22/10), três mandados de prisão temporária em nome de Eduardo Souza Ferreira, Edden Stewart de Lima Figueiredo, conhecido como ‘Pepeu’, e de um sargento da Polícia Militar (PM), Roberlani dos Santos Batalha, pela prática dos crimes de furto qualificado e associação criminosa. As prisões ocorreram em pontos distintos de Manaus.

De acordo com o delegado Aldeney Goes, titular da Especializada, os indivíduos praticaram, entre os meses de julho a setembro deste ano, quatro furtos em agências bancárias de Manaus. “O primeiro furto foi praticado no dia 12 de julho, em uma agência do bairro Adrianópolis; o segundo no dia 5 de agosto, no bairro Cachoeirinha; o terceiro no dia 24 de agosto, no bairro Cidade Nova; o quarto no dia 31 de agosto, no bairro Adrianópolis; e o quinto no dia 8 de setembro, também no bairro Adrianópolis. Sendo que os crimes praticados nos dias 12 de julho e 8 de setembro, foram efetuados na mesma agência”, explicou o delegado.

Conforme a autoridade policial, as investigações foram iniciadas pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após a prática do primeiro furto. Com o registro do segundo assalto, a unidade policial solicitou apoio da Derfd, que passou a investigar o caso.

Ainda segundo Goes, durante as diligências, a equipe de investigação identificou outros dois autores, como integrantes do grupo, que foram procurados durante a ação, mas não foram localizados. “Durante buscas feitas nas possíveis residências desses dois indivíduos, foi encontrado um simulacro de pistola com inscrição fazendo alusão a uma determinada facção criminosa, indicando que eles podem ter relação com o crime organizado”, informou o delegado.

Também com informações da autoridade policial, nos assaltos, Eduardo Sousa Ferreira era responsável em manejar o maçarico e cortar os fios do caixa eletrônico em um local que o alarme fosse impedido de ser disparado ou que o dinheiro fosse queimado. Ele era ajudado por um comparsa, que bloqueava o excesso de luz emitido pelo maçarico, com uma espécie de tapume. Eduardo, inclusive, já foi preso pelo mesmo crime nos estados de Roraima, Maranhão e Pará.

O delegado disse também que, nos assaltos, a função de Edden Stewart era ficar na saída da agência bancária, para ajudar na fuga, enquanto Roberlani dos Santos ficava em um segundo carro, nas proximidades do banco, para identificar a aproximação de policiais.

A ordem judicial em nome dos três infratores foi expedida no dia 16 de outubro deste ano, pelo juiz André Luiz Nogueira Borges de Campos, da Central de Inquéritos.

Material apreendido

Além do simulacro de arma de fogo encontrado na casa de um dos infratores, também foram apreendidos, na residência do policial militar, uma pistola de uso restrito da corporação policial e um veículo modelo GM Prisma, utilizado para dar cobertura no assalto do dia 24 de agosto.

Procedimentos

Os três indivíduos responderão pelo crime de furto qualificado e associação criminosa. Após os procedimentos cabíveis, Eduardo e Edden serão encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) e ficarão à disposição da Justiça.

Para o cumprimento da prisão de Roberlani, sargento da PM, foi solicitado apoio da Polícia Militar, pois todo procedimento é de responsabilidade da corporação. A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança está acompanhando o caso e determinou abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em face do servidor. Após os trâmites cabíveis, ele foi encaminhado para a Companhia de Guardas da Polícia Militar.

Investigação

As diligências para localizar outros dois indivíduos identificados durante as buscas, seguem em andamento.

Informações da assessoria

Foto: Divulgação/PCAM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap