[views count="1" print="0"]

Telegram proíbe uso por menores de 16 anos; veja novas regras

Atualmente o Telegram já está presente em 60% dos celulares no Brasil
telegram regras
Divulgação

Telegram anunciou que atualizou as regras de utilização da plataforma no Brasil. Agora, a empresa de origem russa vai exigir que seus usuários tenham a idade mínima de 16 anos para usar o mensageiro. Esse limite já existia para usuários do Reino Unido e da União Europeia.

Segundo o app, constam ainda como ações proibidas as “atividades reconhecidas como ilegais pela maioria dos países – como terrorismo e abuso infantil”. Empresa não informou como essa fiscalização será feita.

O mensageiro ainda proíbe mais três práticas:

  • Envio de spam ou golpes;
  • Violência em canais públicos e bots;
  • Conteúdo pornográfico ilegal em canais públicos e bots.

Atualmente o Telegram já está presente em 60% dos celulares no Brasil, com um crescimento de 15% comparado a 2021 — maior que seus concorrentes Signal, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. Os dados são da pesquisa feita pelo Mobile Time com a consultoria Opinion Box.

Embora o Telegram tenha crescido consideravelmente no Brasil, o WhatsApp segue na liderança isolada e está presente em 99% dos celulares no país. Messenger e Instagram; o Messenger está presente em 71% dos smartphones, enquanto a rede de fotos e vídeos foi baixada em 82% dos aparelhos.

Pressão do TSE e STF

As mudanças no Telegram começaram a acontecer após pressão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou o bloqueio do mensageiro por falta de diálogo com autoridades brasileiras.

Após isso, o aplicativo assinou a sua adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação. A iniciativa visa combater conteúdos falsos em relação à Justiça Eleitoral e às eleições.

Além do Telegram, plataformas digitais como Facebook, Google e TikTok. Nesses acordos, os aplicativos se comprometeram a usar os seus recursos para combater a disseminação de fake news.

Suspensão de grupos

Além da nova idade mínima, o Telegram suspendeu o “super grupo B-38 oficial”, um dos principais grupos bolsonaristas na plataforma, com cerca de 67.000 integrantes. Ao tentar acessar o chat, o aplicativo de mensagens informa que está temporariamente fora do ar, até que os administradores possam “remover as mensagens de usuários que postaram conteúdo ilegal”.

Aos usuários, o Telegram não informa quais publicações são ilegais. O grupo tinha posts antivacina e de descredibilização do sistema eleitoral brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Ensaios do ‘Boilevard 2022’ começam neste sábado (14) em Manaus

Siga o Portal Tucumã nas redes sociais

IG: https://www.instagram.com/portaltucuma/
FB: https://web.facebook.com/Portaltucuma
Twitter: https://twitter.com/PortalTucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário