[views count="1" print="0"]

Termelétrica que usará gás abre possibilidade na redução do ICMS no Amazonas

O deputado Adjuto Afonso (PDT) destacou a inauguração da usina termelétrica de Jaguatirica 2 e os benefícios econômicos ao Amazonas
Termelétrica que usará gás abre possibilidade na redução do ICMS no Amazonas
Termelétrica que usará gás abre possibilidade na redução do ICMS no Amazonas

O deputado Adjuto Afonso (PDT) repercutiu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a inauguração da usina termelétrica de Jaguatirica 2, localizada em Bom Intento, na zona rural de Boa Vista, Roraima, onde esteve presente, integrando a comitiva do governador Wilson Lima (PSC).

O evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), do governador de Roraima,
Antônio Denarium (PP), além de ministros e outras autoridades.

O parlamentar destacou a importância da usina, que vai extrair o gás produzido no município de Silves (distante 204 km de Manaus em linha reta), no Amazonas, especificamente no campo de Azulão. “Um grande dia para os Estados do Amazonas e Roraima.

Podemos constatar quantos empregos serão gerados com essa ação, tanto no que diz respeito ao gás que sai daqui quanto em Roraima”.

O deputado ressaltou, ainda, uma fala do governador Wilson Lima no evento, se referindo à aprovação da Lei do Gás pela Casa Legislativa, em março deste ano, que quebrou o monopólio da exploração do gás natural no Estado. “O governador destacou a participação desta Assembleia com a Lei do Gás, aprovada por nós, nesta Casa, que possibilitou hoje essa exploração do gás, consolidando uma nova matriz econômica na região”.

Possibilidade de redução da alíquota de ICMS no Amazonas

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (30), a possibilidade de redução da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e o início do funcionamento da usina termelétrica alimentada com o gás produzido no campo do Azulão, em Silves (distante a 204 km de Manaus) foram alguns dos destaques da Sessão.

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) repercutiu na tribuna a inauguração da Usina Jaguatirica II, em cerimônia em Boa Vista (RR) com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Wilson Lima (PSC). A Usina Termelétrica Jaguatirica II vai agregar ao sistema elétrico de Roraima carga equivalente a mais da metade do consumo do estado e foi construída pela Eneva, empresa privada de geração de energia, que venceu leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem o direito de exploração de gás do campo do Azulão.

“O governador, em seu pronunciamento, fez questão de citar a contribuição da Assembleia na aprovação da
Lei do Gás, que possibilitou a exploração dessa fonte de energia. Sem dúvida nenhuma, foi um dia muito importante para os dois estados, a cadeia de empregos a serem gerados é muito grande, levando-se em conta a produção e distribuição”, afirmou.

Afonso comentou o discurso de Dermilson sobre a redução do ICMS, afirmando que o governador, certamente, tem a intenção de baratear o preço dos itens em alta de alguma forma. “Tenho certeza de que ele está estudando uma forma de melhorar a vida destas pessoas”, declarou, citando o auxílio emergencial criado pelo Governo como iniciativa estadual única à população na pandemia. Por sua vez, Dermilson rebateu, destacando que o valor do auxílio poderia ser de R$ 300, visto que uma botija de gás custa quase o valor integral do auxílio, que é de R$ 150.

Foto: Ney Xavier

Leia também: Menezes visita quatro municípios em 2 dias visando aumentar apoio a Bolsonaro no interior

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário