Testagem para Covid-19 atinge 11 mil profissionais de educação em Manaus

A testagem de detecção para Covid-19 alcançou a marca de mais de 11 mil exames realizados
Por André Meirelles
Publicado em 23/10/20 às 04h45

A testagem de detecção para Covid-19 alcançou a marca de mais de 11 mil exames realizados, em profissionais de educação em Manaus, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho (Sambódromo), na zona centro-oeste da capital. Após atingir essa marca, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que coordena a ação, informa que a capacidade de realização de testes será reduzida, a partir de segunda-feira (26/10), atendendo demandas solicitadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

A ação de testagem conta com a participação da Secretaria de Educação e Desporto, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e de instituições de ensino superior da rede particular de ensino. Na manhã desta sexta-feira (23/10), a FVS-AM realizou a entrega de certificados de menção honrosa para voluntários nas testagens.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, agradece a todos os voluntários que fazem parte da operação montada para testagens. “A aplicação de testes em grande escala só poderia ser realizada com a parceria de instituições, como a que tivemos. Por isso, agradecemos a participação de cada um dos voluntários”, afirmou.

Uma das homenageadas foi a acadêmica de Biomedicina, Amanda Lima, que disse pretender seguir carreira profissional na área de imunologia. “A aplicação de testagem contribuiu muito para o meu aprendizado. Pude aprender, na prática, o que eu só tinha visto na teoria”, afirmou a estudante universitária.

Outra voluntária que recebeu o certificado foi a professora do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Márcia Kamila Silva de Souza. “O mundo está passando por um momento muito delicado nessa pandemia e é uma honra poder contribuir com essa ação”, disse Márcia, acrescentando que participaram, pelo Cetam, alunos de hemoterapia, análises clínicas e enfermagem.

A assistente técnica da Secretaria de Educação, Lucicléia Ferreira Amorim também recebeu menção honrosa e agradeceu pela oportunidade de atuar nas testagens. “Foi muito gratificante poder colaborar com esse momento em que a população está vivendo. Só tenho a agradecer”, disse.

Balanço 

Foram 11.930 exames realizados, em profissionais de educação, do último dia 18 de outubro, quando iniciaram as testagens para esse público, até esta quinta-feira (22/10). Dos testes realizados, 3.995 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), representando 33,49% do total.

Desses positivos, 702 (17,57%) apresentaram IgM que indica infecção recente, e 3.293 (82,42%) apresentaram IgG que indica anticorpo de fase tardia da doença, período no qual não ocorre mais transmissão do vírus.

Informações da assessoria

Fotos: Girlene Medeiros/FVS-AM

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap