Nos próximos dias, não haverá atendimento nas Unidades do SINE/AM, em virtude da atual situação de emergência em saúde no AMAZONAS , mas o trabalhador não precisa esperar a reabertura das Unidades para solicitar o seguro-desemprego. Isto porque o serviço está disponível na versão online.
O benefício, concedido ao trabalhador desempregado sem justa causa, para auxiliá-lo na manutenção e busca de emprego, precisa ser solicitado de 7 a 120 dias após a data da demissão, e existem duas formas para solicitar o serviço de casa: pelo computador ou pelo aplicativo do celular, basta seguir o passo a passo disponível abaixo.
O Governo, lembra ainda que é importante que o trabalhador tenha em mãos sua documentação, na hora de solicitar seu benefício, como RG, CPF, CTPS e Requerimento do Seguro-Desemprego (caso não tenha recebido o seu requerimento, é necessário solicitar ao seu empregador).
A liberação da primeira parcela ocorre 30 dias após o cadastro da solicitação no sistema e ele somente é concedido ao trabalhador que não possuir renda própria com valor igual ou superior a um salário mínimo.
Para acessar os serviços no seu próprio computador, siga o passo a passo:
- Utilize seu navegador de internet e acesse Portal Gov.br/trabalho.
- Efetue seu cadastro no Portal Gov.Br e crie sua conta para obter “login” e senha, caso ainda não seja cadastrado.
- No Portal Gov.Br acesse os serviços digitais para o Seguro-Desemprego.
- Você terá acesso a tela serviços onde você encontrará a função que permite Requerer o Seguro-Desemprego. O acesso é para seu uso pessoal e restrito e no canto superior direito da tela, irá constar o seu nome.
- Na tela seguinte, aparecerá duas funcionalidades: a primeira “Solicitar o Seguro-Desemprego” e a segunda “Consultar Seguro-Desemprego”. Clique na função “Solicitar Seguro-Desemprego”.
- Informe o número do Requerimento do Seguro-Desemprego – entregue pelo seu empregador no momento da dispensa. O número possui 10 dígitos e está visível no canto superior do formulário. Em seguida, aperte a função LOCALIZAR ou tecle ENTER no seu teclado.
- Cheque se as informações trazidas estão de acordo com seus dados pessoais. Em seguida, leia as regras legais para habilitação ao benefício e, ao final, clique no campo que contém a mensagem pela qual você concorda com as regras e condições para solicitação/recebimento do benefício. Em seguida, aperte no comando CONCLUIR.
- Surgirá na tela a palavra ATENÇÃO, para que você confirme a solicitação do seu benefício. Então, clique com o mouse no comando CONFIRMAR.
- Na etapa seguinte, será apresentada na parte inferior da tela, a frase “SOLICITAÇÃO DO BENEFÍCIO REALIZADA COM SUCESSO” com informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.
Para acessar o serviço pelo aplicativo:
- Instale o aplicativo de celular Carteira de Trabalho Digital que já está disponível nas lojas virtuais para versões nos sistemas Android ou IOS.
- No aplicativo Carteira de Trabalho Digital crie sua conta no Portal Gov.Br e adquira “login” e senha, caso não tenha. Para criar a conta é necessário somente o CPF.
- Na tela seguinte, você visualizará as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho. Na barra inferior da tela, acesse o comando “Benefícios”. Você será direcionado para ao Seguro-Desemprego.
- Escolha a opção adequada ao seu caso. Considerando que você irá solicitar o Seguro-Desemprego pelo aplicativo, utilize o comando “Solicitar” na aba do Seguro-Desemprego.
- Em seguida, será necessário digitar o número do Requerimento de Seguro-Desemprego. O requerimento é um dos formulários entregue pelo empregador no ato da sua dispensa involuntária, o número possui 10 dígitos e está visível no canto superior do formulário.
- Na tela seguinte, você visualizará as informações do seu requerimento. São apresentados seus DADOS PESSOAIS, para conferência, se estiverem corretas, clique no comando avançar ao final da tela.
- Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado. Na tela constam o número do CNPJ, o seu cargo declarado pelo empregador, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e dispensa e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos, necessário para o cálculo do benefício seguro-desemprego, conforme a Lei nº 7.998/1990.
- O terceiro passo apresenta o “TERMO DE ACEITE”. Leia as informações relativa à sua solicitação. O Termo declara quais são as principais condições para acesso ao benefício, dentre elas estão não estar recebendo benefício da previdência social, não possuir renda para sua manutenção e de sua família. Clique no campo indicado em que você declara que concorda com as regras para solicitação/recebimento do seguro-desemprego e em seguida clique no comando CONFIRMAR.
- Na última tela, o aplicativo trará informações sobre o processamento do seu benefício. Caso tenha direito ao seguro, o aplicativo apresenta a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.
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Com informações da assessoria