Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

13 de agosto, 2022

Transporte coletivo lidera ranking de problemas dos manauaras

O sistema de transporte coletivo de Manaus é um dos principais problemas enfrentados pela população. Além de os veículos utilizados serem de baixa ou nenhuma qualidade, ficando no prego diariamente, a redução da frota também é motivo de indignação para os manauaras. Está cada vez mais comum ver as paradas de ônibus lotadas, principalmente, nos horários de pico.

Aquisição

Na manhã desta segunda-feira (25), o sistema de transporte coletivo foi assunto na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O vereador Cláudio Proença (PR) informou que 300 novos ônibus devem chegar à capital amazonense para atender à população. O contrato de aquisição será elaborado no mês de dezembro e a expectativa é de que até abril do próximo ano os novos veículos comecem a circular pela cidade.

Sem cobrador

Mas a chegada desses veículos deve causar polêmicas. Isso porque alguns deles podem não vir com a cadeira para cobrador de ônibus, fato que já gerou polêmica. Caso não venham com o espaço, mais de 3 mil cobradores poderão ficar sem seus empregos.

Justificativas

A utilização de ônibus sem a cadeira para o cobrador em Manaus ainda não foi confirmada. O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) já se manifestou contra a retirada dos cobradores e ressaltou que esses trabalhadores não podem ser dispensados, uma vez que o salário deles já está inserido na tarifa. Se eles forem retirados, a tarifa teria que ficar mais baixa, o que os empresários não querem.

Violência contra a mulher

Até o fim desta semana, serão realizadas ações da campanha global “Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”. Haverá rodas de conversa, ato público, caminhadas, cursos de capacitação e mostra de trabalhos. A campanha é internacional e foi criada durante o primeiro encontro  “Women’s Global Leadership Institute”, em 1991. Desde então, a data é apoiada por instituições, escolas e sociedade civil de todo o mundo.

Discurso

A vereadora Mirtes Salles (PL) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante o pequeno expediente desta segunda-feira (25) para alertar sobre o índice crescente de violência contra a mulher. De acordo com ela, a violência contra a mulher deve ser combatida por todos.

Ocorrências

De acordo com dados do Sistema Integrado de Segurança (Sisp) do Estado do Amazonas, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 14,3 casos de violência doméstica e familiar em Manaus,  Já no ano passado, a capital amazonense contabilizou 20,9 mil registros.

Imagem: Reprodução Trânsito Manaus

MATERIAS RELACIONADAS