sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Unidades de Saúde preparam ações de prevenção às hepatites virais

A programação será executada por profissionais das unidades de saúde da rede municipal no mês de julho
Especial Publicitário
Foto: Divulgação/Semsa

Manaus (AM) – Com o objetivo de reforçar o alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais, a Prefeitura de Manaus vai promover a campanha “Julho Amarelo”.

A programação será executada por profissionais das unidades de saúde da rede municipal, que irão desenvolver, no mês de julho, atividades educativas com orientações sobre a importância do uso do preservativo e da vacinação contra as hepatites A e B, além da intensificação da oferta do teste rápido para hepatites B e C.

Dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan) mostram que Manaus registrou 366 novos casos de hepatites virais no ano de 2021, incluindo 200 casos do tipo B e 146 do tipo C. Em 2022, já foram diagnosticados 70 casos de hepatites (40 de hepatite B e 29 casos de hepatite C).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, alerta que as hepatites virais também podem ser infecções transmitida sexualmente e que muitas vezes não apresentam sintomas, mas que, sem diagnóstico e tratamento precoce, podem evoluir para formas crônicas, com danos graves ao fígado, e causando cirrose ou câncer do fígado.

As hepatites virais podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Os tipos B, C e D são as formas mais graves, tendo transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue contaminado, assim como o compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.

Já a hepatite A é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável ou por alimentos ou água contaminados. A vacina para hepatite A é oferecida na rede municipal, direcionada para crianças de até cinco anos.

Mesmo que, na maioria dos casos, não haja manifestação de sintomas, em algumas situações o paciente pode apresentar: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

De modo geral, os cuidados necessários para a prevenção das hepatites incluem a adoção das seguintes medidas: lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de comer; lavar os alimentos antes do consumo; cozinhar bem os alimentos antes do consumo; ingerir; ter cuidado no manuseio de instrumentos cortantes; adotar instrumentos pessoais de beleza, tais como pinça, tesoura de unhas etc.; usar individualmente seus próprios objetos de higiene; usar preservativo nas relações sexuais; e utilizar agulhas e seringas descartáveis.

Leia mais: Saúde amplia 4ª dose para quem tem 18 anos ou mais no AM; Veja onde se vacinar

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata