[views count="1" print="0"]

Vacina da Moderna recebe ‘sinal verde’ da União Europeia para aplicação em adolescentes

Veja detalhes de pesquisa realizada pelo órgão de saúde da União Europeia que embasou a decisão para uso em adolescentes
Vacina da Moderna recebe 'sinal verde' da União Europeia para aplicação em adolescentes
Vacina da Moderna recebe 'sinal verde' da União Europeia para aplicação em adolescentes

O regulador de medicamentos da União Europeia apoiou a vacina da Covid-19 da Moderna para ser administrada a menores de idade entre 12 a 17 anos, citando resultados positivos em ensaios envolvendo 3.732 participantes.

Em um comunicado na sexta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu sua recomendação para a injeção de Spikevax Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A vacina Moderna, que é aplicada em um regime de duas doses, é agora a segunda vacina de Covid-19 aprovada pela agência para uso em menores de 18 anos.

Em seu comunicado, a EMA recomendou que a administração da vacina aos adolescentes fosse igual à dos maiores de 18 anos. Citando um ensaio que incorporou 3.732 crianças, o órgão afirmou que a resposta de anticorpos em adolescentes se assemelhava à de 18-25 anos.

O estudo sugere que os adolescentes são propensos aos efeitos colaterais mais comuns da injeção, incluindo dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dores musculares e articulares, bem como náuseas, vômitos e febre. “Esses efeitos são geralmente leves ou moderados e melhoram dentro de alguns dias após a vacinação”, disse a EMA.

A agência acrescentou que entende que o tamanho do ensaio não foi grande o suficiente para isolar novos efeitos colaterais incomuns, ou o risco associado a efeitos colaterais conhecidos, como miocardite (inflamação do músculo cardíaco).

O comunicado da agência na sexta-feira observou que continuará a avaliar a segurança e eficácia da vacina à medida que é administrada, e além.

Antes do apoio de sexta-feira, a vacina da Pfizer era a única vacina Covid-19 aprovada pela EMA para uso em menores. 

Leia também: Funcionários vacinados de cidade nos EUA devem usar adesivos se quiserem trabalhar sem máscaras

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário