[views count="1" print="0"]

Vacinação contra a Covid-19 para pessoas com mais de 50 anos em Manaus é adiada

A vacinação para o respectivo grupo foi prometida por Eduardo Pazuello, porém, a Semsa informou que não recebeu novas remessas dos imunizantes
vacinação covid-19

Manaus – Recentemente o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que iria começar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com mais de 50 anos na capital amazonense. Segundo ele, a ação iria começar na próxima segunda-feira (22) e teria o apoio de uma força-tarefa.

Entretanto, a promessa feita por Pazuello foi por água abaixo e a vacinação para o respectivo grupo foi adiada. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ao Portal Tucumã na noite desta sexta-feira (19).

Por meio de nota, a Semsa informou que não recebeu novas remessas de vacinas e muito menos foi informada sobre a quantidade de insumos que devem chegar no Amazonas.

“Até o momento, o município não recebeu novas remessas de vacinas que tornassem possível ampliar a população-alvo da campanha. Portanto, ainda não será possível dar início à vacinação das pessoas de 50 a 69 anos […] A Prefeitura de Manaus ainda não foi informada da quantidade a ser destinada ao município, mas, ainda assim, deu início ao reordenamento da campanha para fechar a etapa atual, garantindo a meta de imunizar 90% das populações contempladas e iniciar a nova etapa com novos fluxos e processos aprimorados”, disse.

A Semsa também ressaltou que, por enquanto, vai manter a campanha de vacinação para trabalhadores de saúde; idosos de 70 anos ou mais; idosos de instituições de longa permanência; pessoas com deficiência residentes em unidades assistenciais; e indígenas aldeados.

Expectativa

A secretaria espera continuar a campanha de vacinação com um novo lote já enviado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (18).

Em nota, a Semsa disse que a nova fase vai imunizar povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, povos e comunidades tradicionais quilombolas e trabalhadores de saúde; e na segunda remessa, trabalhadores da saúde, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 60 a 64, em percentuais específicos por grupo e tipo de vacina.

O balanço apresentado pela secretaria consta que 85,6% dos trabalhadores de saúde, 79,2% das pessoas de 70 a 74 anos, 81,8% das pessoas de 75 a 79 anos, e 87,1% das pessoas com 80 anos e mais, além de 67,2% dos indígenas aldeados já receberam a dose da vacina contra a Covid-19.

Números

Segundo o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram registrados 1.950 novos casos de Covid-19, totalizando 303.586 casos da doença no estado, sendo 140.459 em Manaus e 163.127 no interior.

A FVS-AM confirmou 73 óbitos por Covid-19, sendo 42 ocorridos no dia 18/02 e 31 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 10.359 o total de mortes.

Hoje a rede hospitalar pública tem 1375 pacientes internados, sendo 797 em leitos (184 na rede privada e 613 na rede pública), 537 em UTI (204 na rede privada e 333 na rede pública) e 41 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Foto: Divulgação

Leia também: Covid-19: 30 novos leitos de UTI são abertos para pacientes no Hospital Delphina Aziz

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário