[views count="1" print="0"]

Vacinação contra febre aftosa é suspensa no Amazonas

A decisão de retirar a vacinação a partir de 2022 atende um pleito do setor produtivo do Amazonas

O Estado do Amazonas vai suspender a vacinação contra febre aftosa em novembro de 2022, nos 49 municípios onde a imunização ainda ocorre.

Com isso, será possível pleitear para essas cidades o status sanitário nacional “livre de febre aftosa sem vacinação” em 2023, e o reconhecimento internacional desse status junto à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) em 2024, antecipando em dois anos o cronograma previsto no Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As conquistas sanitárias viabilizam a criação de novas agroindústrias de produtos de origem animal, estimulam a realização de eventos agropecuários (feiras agropecuárias, leilões etc.), promovendo a geração de emprego e renda no interior do estado.

Atualmente, 13 municípios do sul do Amazonas, que integram o Bloco I do Pnefa, têm o status sanitário “livre de febre aftosa sem vacinação”. A suspensão da vacina será feita pelo Amazonas em conjunto com Pará, Roraima e Amapá. A decisão foi tomada por representantes dos quatro estados na reunião da Comissão de Coordenação dos Grupos Gestores (CCGE) do Bloco II do Pnefa, que ocorreu de forma virtual na quinta-feira (07/10).

A decisão de retirar a vacinação a partir de 2022 atende um pleito do setor produtivo do Amazonas, conforme afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

“Precisamos ter um único status para todo o território, temos convicção que nosso serviço de defesa agropecuária está maduro. No Amazonas estamos fazendo a tarefa de casa, vamos buscar a retirada da vacina juntamente com nossos irmãos de outros estados e avançar juntos”, disse o gestor durante a reunião.

Com informações da Assessoria

Leia também : Governo do AM projeta novos investimentos na área industrial

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário