[views count="1" print="0"]

Variantes do vírus varíola dos macacos recebe novos nomes 

Variante mais letal do vírus será conhecida como ‘clado um’. Já a variante que está circulando no Brasil, será o 'clado dois'
(Foto: Divulgação)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deu novos nomes às variantes do vírus da varíola dos macacos (monkeypox). Agora, a variante mais letal do vírus, que vem da África Central, será conhecida como ‘clado um’. Já a variante que está circulando no Brasil, vinda da África Ocidental, será o ‘clado dois’. Anúncio foi dado nesta sexta-feira (12). Especialistas também chegaram à conclusão de que o clado dois tem dois subclados.

Na biologia, um clado é um grupo de organismos que se acredita terem evoluído de um ancestral comum. Para nomear os clados do vírus da varíola dos macacos, cientistas utilizaram algarismos romanos: clado I (clado um) e clado II (clado dois). Já os subclados serão conhecidos como clado IIa e clado IIb.

A OMS destacou que o vírus foi nomeado depois de ser descoberto, em 1958, assim como a própria doença. De acordo com a organização, a melhor prática a ser tomada atualmente é que vírus recém-identificados, doenças relacionadas e variantes recebam nomes que evitem ofender qualquer grupo cultural, social, nacional, regional, profissional ou étnico e minimizar qualquer impacto negativo no comércio, viagens, turismo ou bem-estar animal.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário