sexta-feira, 27 de maio de 2022

Tecnologia

Veja como identificar ligações de telemarketing para bloqueá-lo

Começou a valer, nessa quinta-feira (10), o uso obrigatório do prefixo em ligações feita por empresas de telemarketing para clientes
Empresas de telemarketing têm prefixo obrigatório. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou um código para identificação de ligações de serviços de telemarketing. O código usado será o 0303, que aparecerá no início de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços.

A nova regra para as chamadas foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro de 2021. O objetivo é fazer com que as pessoas identifiquem facilmente esse tipo de ligação e possam optar por atender, bloquear ou ignorar o número.

De acordo com a Agência Brasil, o uso obrigatório do prefixo começou a valer, a partir dessa quinta-feira (10). As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Segundo a Anatel , o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. A medida determina que as redes de telecomunicações permitam a identificação clara do código no visor do aparelho. 

Além disso, as operadoras deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Também caberá às teles empregar os meios tecnológicos necessário para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.

LEIA TAMBÉM: Lollapalooza Brasil 2022 anuncia programação completa do festival

MATERIAS RELACIONADAS